sexta-feira, 28 de março de 2014

MEDITAÇÕES 1 - FRASES E PENSAMENTOS, por Tádzio Nanan

Não adianta explicar para quem não quer entender. Não adianta entender para quem não quer mudar.

É melhor ser arrastado por um turbilhão de ideias, ainda que contraditórias, que não ter ideia alguma. Por um motivo bem simples: a contradição pode te levar à verdade!

O mundo é mágico para o ignorante; e mais mágico ainda para o esclarecido!

Conviver é a coisa mais necessária para o homem, e a mais difícil!

Não parece a ti que viver seja algo maior do que simplesmente ser feliz?

A maior e mais importante diferença de talento entre as pessoas não está no campo da arte ou do esporte, do pensamento ou dos negócios; a maior e mais importante diferença de talento entre as pessoas está em saber ou não saber bem viver a vida. Talento para a boa vida é o que falta a muitos.

A vida é absurda!
Mas se você arranjar companhia, ela também pode ser divertida!
Mas se você inventar sonhos, ela também pode ser instigante!
Mas se você se engajar em causas, ela também pode ser sublime!

Há três níveis de vida: a vida consciente, quando deliberamos sobre nossas ações e escolhas e suas consequências; a vida subconsciente, quando, em piloto automático, a mente toma pequenas e cotidianas decisões; e a vida inconsciente, o palco místico das nossas tendências inatas, que apontam muitos dos caminhos das nossas vidas, para o bem ou para o mal.

A beleza superior não é capturada pelos sentidos, mas pelo espírito!

Eu discordo quando todo mundo começa a concordar!

Solidão é para os grandes; para o resto de nós é morte prematura.

O engraçado é que, para tornar-se universal, é preciso ter muitas peculiaridades.

Onipotentes (a maior economia e o maior poderio bélico do mundo), onipresentes (bases e frotas militares nos quatro cantos do planeta) e oniscientes (internet e telecomunicações vigiadas), os Estados Unidos já atingiram o status de divindade. E agora, como se contrapor a isto?

Nada é tão doentio quanto a mais funcional normalidade!

Viver é uma busca sempre renovada.
Quem não está buscando nada abdica de viver.
E aquele que, presunçosamente, supõe que achou, parou de viver lá trás.

Uma das chagas nacionais é o comportamento inconsequente do homem tupiniquim: violento, preconceituoso, sexista, arrogante, imaturo, ele produz genocídio e barbárie todos os anos país afora. Dados de 2012 mostram que ocorreram neste ano 50 mil estupros, 47 mil homicídios dolosos, 42 mil mortes no trânsito (entre outras estatísticas apavorantes), fazendo o Brasil ultrapassar a vergonhosa marca de cem mil mortes violentas por ano!

Amar o próximo é uma lei divina.
O problema é que odiar nosso semelhante é uma lei da natureza!

Esse buraco negro que você traz no peito, sugando tudo em você, sua luz, suas forças, fica menos evidente se você está em movimento, fazendo alguma coisa; fica menos evidente se você está se relacionando, conversando; fica menos evidente se você está focado, tentando entender ou aprender alguma coisa. Ficar só e em silêncio por tempo demais é tarefa para os sábios apenas.

Reconciliar-se consigo mesmo é a mais prioritária das reconciliações!

No instante vivemos, no instante morremos...
Mas ele é incapaz de nos definir.

Acho que a gentileza não pode salvar o mundo, mas um gesto de gentileza pode salvar o mundo de alguém!

Medo difuso, o outro nome da vida!

Discursos que visam apenas à negação ou aniquilação do outro é simplesmente pregação/disseminação do ódio, enorme irresponsabilidade, apesar de bastante comum. Seja melhor que isso: debata ideias!

O pior inimigo é aquele que se aconchega a nosso lado com o velado intuito de solapar nosso amor-próprio. Identificá-lo é urgente!

A arte estertorando, moribunda... Ridículas e enfadonhas variações dos mesmos velhos temas. Todo artista é hoje uma fraude, ou um mercenário, ou ambos! No fundo, o mundo da arte é elegante armação para surrupiar o suado dinheirinho de um desavisado público!

Tenho como regra de vida ser o mais discreto e silencioso possível (silêncio este entrecortado pela prática da bateria...); não disputo espaço nem poder, nem mesmo o amor de ninguém; e toda a vontade de potência sublimada, toda a necessidade animal de contínua afirmação do ser, adormecida no dia a dia, transfiro para as coisas que produzo, para que sejam de boa qualidade, e eu supere os limites da mediocridade!

O dinheiro não pode ser posto em circulação sem que, concomitantemente, ponha-se em circulação o que há de pior na natureza humana: esta é a verdade encoberta da civilização do Capital.

Já reparou como o canalha se regozija desmerecendo o esforço alheio?


A pergunta mais importante que nos fazemos é justamente aquela que não terá resposta: por quê?


Dizem que só existe o presente; mentira!
Só existe o futuro; o futuro; e nenhum de nós estará lá para vê-lo!

Quando eu morrer dirão de mim que fui um tolo; exageração da invídia;
coloquem-me no rol dos românticos.


Do que me lembro nestes trinta e tantos anos de vida? Lembro-me de já ter esquecido muitas coisas...

Se você não entendeu, ou não conseguiu fazer, não se esforçou o suficiente; mãos à obra: foco e trabalho!

A verdade: muito barulho para seus ouvidos?

A morte não é um fim, é um retorno!

O desequilíbrio nem sempre é mau sinal. Pode significar que você está passando de um estágio mais simples a outro mais complexo. Pode significar que você está evoluindo. O que está equilibrado também pode estar estagnado!

-não ponha toda sua felicidade nos outros, muito menos no juízo de valor que os outros fazem de você; ame, respeite e entenda a si mesmo; e, se você tiver esta necessidade/tendência, não se esqueça deste grande amigo de todas as horas que é Deus! Mas sem intolerâncias, preconceitos e fundamentalismos.
-não ponha sua felicidade nas coisas, nos bens materiais; desenvolva seus talentos e vocações, cultive bons sentimentos, adquira sempre novas experiências, aprenda coisas novas, na medida do possível.
-não ponha sua felicidade nas coisas complexas, mas nas simples: conversar e conviver com familiares e amigos, ler bons livros e ouvir boa música, apreciar a natureza, informar-se sobre o que acontece ao nosso redor e no mundo, etc.
-não busque dinheiro, sucesso, poder a qualquer preço; a fatura virá mais cedo do que você pensa, e será alta.
-use seu dinheiro com comedimento e sabedoria – é preciso planejar o curto, o médio e o longo prazo; compre só o que for realmente necessário, pois se não o fizer, faltará dinheiro para o essencial; além do que é preciso ter dinheiro para as coisas nem sempre boas que a vida nos reserva a nós e aos nossos; ou seja, planeje e poupe.
-tenha sempre a consciência tranquila; nada melhor à saúde que retidão e integridade.
-coma com moderação e exercite-se.
-relacione-se.
-integre-se à sua comunidade e trabalhe por ela.
-seja útil, produtivo, pacífico e ético.

A solidão não é necessariamente má; aproveite-a para fortalecer a tríade corpo-mente-espírito.
A convivência social não é necessariamente boa; saiba discernir quem são os outros, o que eles pensam e fazem e quais as implicações disso em sua vida.

Todo infeliz é um egoísta! Fica remoendo a própria desgraça, anoitecendo tudo ao redor, ao invés de se abrir para o mundo!

É comum olharmos para trás e nos acharmos ridículos, de tal forma que podemos estar sendo ridículos agorinha mesmo só que ainda não o sabemos.

Levo muito a sério esse negócio de rir. Rindo (ou fazendo rir) a gente pode abalar até as pesadas estruturas do Poder. Mas, aviso: rir demais é alienação. “E rir de tudo é desespero”!

A vida trata-se de controlar nossos medos e apetites, ou viver, escravos, na ponta do chicote deles!

A maior contradição entre o homem e os tempos modernos é que a vida acelerou-se incrivelmente, mas o tempo da sabedoria continua o mesmo: uma calma e aprofundada reflexão sobre as coisas. Portanto, há um distanciamento cada vez maior entre a vida que se leva e a bagagem intelectual e emocional que deveríamos ter para levar a vida!

Nada é tão doentio quanto a mais funcional normalidade!

Quando se mente a alguns dá-se a isso o nome de desonestidade. Mas quando se mente a milhões dá-se a isso o nome de política. E quando se mente a bilhões dá-se a isso o nome de religião!

A consciência ininterrupta é pura canalhice!

Duzentas bilhões de galáxias, num universo em expansão... E nenhum espaço para Deus nele!

Os crentes que me perdoem, mas não posso levar a sério um criador cuja obra-prima somos nós!

10% da população brasileira detêm 75% da riqueza nacional. Quer dizer, o Brasil é um simulacro de país, de nação, de democracia. A falsa solução para resolver o secular problema da desigualdade socioeconômica: o Bolsa Família: medida paliativa, insuficiente, pseudoprogressista (mas não estou aqui defendendo a revogação desta política pública – é melhor do que nada). A verdadeira solução: tributar pesadamente a renda, o estoque de riqueza, a transmissão da herança e o consumo dos segmentos mais ricos da sociedade. Com este acréscimo de arrecadação, a União poderia elevar os gastos em educação pública (níveis fundamental e médio), saúde pública e resolver os problemas de saneamento básico do país. Isto elevaria a produtividade de boa parte da população brasileira, o que permitiria aumentos sustentados da renda destas pessoas. Uma parte desta maior renda seria poupada, aumentando nossa taxa de poupança interna, o que ajudaria a financiar o investimento produtivo. Mais investimento diminuiria nossos gargalos em infraestrutura, produziríamos mais, exportaríamos mais, resolvendo em parte nossos recorrentes problemas com a inflação e com a vulnerabilidade externa.
Agora, quem é que tem coragem de mexer no bolso da elite econômica, a verdadeira dona do país?
P.S.: eles vão usar a desculpa de que agora temos os vultosos recursos do pré-sal para investir nas demandas populares e podemos deixar os ricos em paz, perpetuando assim nossa iníqua distribuição de renda!

O melhor conselho para certo tipo de gente acanhada ante os desafios da vida: é preciso aprender a administrar seu medo! E comece por conhecer melhor a natureza dele.

A gente não cai apenas para aprender a levantar; mas para aprender também a ajudar os outros quando eles caírem!

Toda pessoa inteligente sabe que a vida é uma farsa.
Uma farsa sórdida, grotesca, absurda.
Ah sim, e irresistivelmente deliciosa também!

Para os que já têm ideia formada sobre tudo, uma dose de mundo nas veias!

Em cada consciência, um segredo.
Em cada coração, um medo.

Os fracos sucumbem ao destino; os fortes superam-no ao reescrevê-lo!


Nascemos de novo, todo dia, no amor que nos doam as almas caridosas. Morremos um pouquinho, todo dia, no ódio que destinamos ao próximo.


Minha busca se dá na palavra, com a palavra. Não quero o silêncio e a plenitude: quero o caos barulhento e contraditório dos significados!

Viver é frustrar-se.
Logo, ser feliz é gerenciar bem as frustrações.


O que você está esperando para amar e ser amado? 
O que você está esperando para confrontar e ser confrontado?

A morte me dá duas lições opostas: que sou nada frente ao tudo que existe, e por isso devo ser simples e humilde; que sou tudo frente ao nada que virá, e por isso devo ser sonhador e corajoso!


O maior cansaço é a solidão!


A solidão e o silêncio, melancólicos amantes.


É o que nos cabe fazer: compartilhar nossas solidões!


O mistério íntimo, o mistério dos outros, nosso mistério coletivo, o mistério da consciência, o mistério da vida e da morte... Doem, mas como são lindos!


Não sou ateu: estou ateu neste agora.
Não sou crente: estou crente neste agora.
Às exigências da minha coragem e do meu medo, da minha lucidez e loucura!

Como é grande o homem no esforço, na renúncia, na caridade, na humildade; como é pequeno o homem na ignorância, no preconceito, na ira, na vaidade.

Só o esforço salva! Só o esforço salva!
Esforço concentrado, continuado, orientado!


O destino é aquela força que contribuímos diariamente para sua ocorrência!

O Brasil é filial do paraíso e sucursal do inferno, concomitantemente. É filial do paraíso se você é homem, branco e rico; é sucursal do inferno se você é mulher, negra e pobre! Possivelmente, a maior contradição da nossa “Belíndia”!


O homem continua desejando a mulher até a idade mais avançada.
O problema é que, geralmente, não é a mulher dele...


Os ritos de passagem não são coisas banais, a serem desprezadas por nós. Na verdade, são marcadores do tempo da nossa vida, muitas vezes fundamentais para a realização de uma vida saudável e feliz.


A vida humana é uma sucessão de insuportáveis clichês. Aí você pode pensar, romanticamente, que é possível inventar outra coisa radicalmente nova, para além dos limites da vida que conhecemos. E aí eu lhe digo: não! Fora desse círculo: loucura, entropia, caos, morte!


Escolhe bem as tuas lutas, ou sairás derrotado de antemão!


A força maior do guerreiro não é a técnica que aplica, mas o motivo pelo qual luta.


O amor romântico é tão ridículo, até acontecer com a gente...


Evita dois extremos do homem: o autômato e a fera.


A vida só tem sentido publicizada, publicitada?


Aquele que traz no peito uma vontade inquebrantável... Será predestinado? Ou será louco?


Há homens de valor; outros têm preço!


A fragilidade – não a potência humana, faz-me amar o Homem!


Por que as pessoas tendem a enxergar/ressaltar o lado pior das pessoas? Porque significa uma valorização imediata e eficaz de si próprio!

Por que as pessoas relutam em enxergar/ressaltar o lado melhor das pessoas? Porque se o fizessem estariam desvalorizando a si mesmas, a seus olhos, aos olhos dos outros!


O homem que quer sempre mais é um idiota. A sabedoria está na justa medida, na saciedade moderada.
Semelhantemente, a civilização que quer sempre mais (riqueza, poder, tecnologia) está fadada à extinção. A civilização inteligente é aquela que está bem adaptada ao meio natural onde vive e ao meio institucional que criou.

O homem bom e corajoso, ainda que seja um só, pode mudar o mundo. O ímpio e covarde é incapaz de mudar a própria vida!

A vida tem três finalidades; a biológica: reproduzir; a econômica: produzir; e a filosófica: sorrir!

O fantasma da prostituta assombra o desejo de cada mulher, assim como o fantasma do homossexual assombra o desejo de cada homem.

Sonhar com muito, mas esforçar-se pouco é uma loucura pós-moderna!

Falando a gente começa a superar nossos traumas; em silêncio a gente começa a aprofundar nossas virtudes.

A palavra também é uma vaidade!

Poder, dinheiro, sexo, vaidade, fazem o mundo girar. Frequentemente, no sentido errado...


Poder, dinheiro, vaidade, os velhos motivos humanos. Combinarão com o mundo novo que precisamos urgentemente construir?

Todo ódio é alicerçado na pequenez moral de quem odeia: inveja, ciúme, vaidade, ira, ignorância. Como são tristes e medíocres todos aqueles que odeiam!

Urge reprimir nossos impulsos. Urge liberar nossos impulsos. Se reprimir ou liberar, quando e como, é o que chamamos sabedoria.

Ceder à nossa biologia: maior delícia e coisa hedionda!

Não existe neutralidade possível. Tudo é paixão, interesse, preconceito!

O homem sem ilusões sobre a vida; que só acredita no esforço; para mim é um herói!

O Homem é um ideal impossível!

A natureza não dá saltos; nem o entendimento humano; tudo é lentíssimo acúmulo de ganhos incrementais.

O mau combate você perde mesmo quando ganha; o bom combate você ganha mesmo quando perde!

Drogas? Álcool? Sexo? Jogo?
Que nada...
Tenho o pior de todos os vícios, que denota bem a fraqueza do meu caráter: sou Deus-dependente! Alguém aí: já inventaram um tratamento para isto?


A loucura humana assume muitas formas, a cada instante. A mais comum e nociva delas é ver intenção onde só há inconsciência.



A maior tentação do Homem é deus, a transcendência! Mas o único deus possível é o pensamento; a única transcendência possível se dá na convivência.


Deus é um delírio que gosto de ter!


Vida é contradição em movimento:
Liberdade vs. igualdade; presente vs. futuro; instintos vs. cultura; logro vs. moralidade; desejo vs. necessidade; egoísmo vs. altruísmo; sonhos vs. realidade; prazer vs. responsabilidade, etc.
A condição humana é o gerenciamento de escolhas antinômicas. O animal humano é essencialmente dividido!

O espírito da minha época é a mudança, vertiginosa e inelutável. Aí você me pergunta: em qual direção estamos indo? E eu respondo: EM TODAS!

Ter é sempre um investimento de risco. Tudo que você tem está sujeito à depreciação, à perda, à usurpação, à tributação.
Ser é um investimento melhor: o que somos, nosso conhecimento, nossos talentos, habilidades, experiências não podem ser arrancados de nós, por nada nem por ninguém.

É próprio ao jovem manifestar-se.
Em uma sociedade doente (onde há imensa desigualdade socioeconômica, e poucas oportunidades de melhorar de vida) a pujança juvenil manifesta-se, frequentemente, no crime e na violência.
Em uma sociedade mais saudável a pujança juvenil manifesta-se na economia, no pensamento, na arte.
Logo, a sociedade doente perde duas vezes: com o elevado custo das atividades criminosas e da violência, e pelos ganhos não realizados de uma juventude (adultos jovens) de alta produtividade e inovadores, pensadores e artistas.

Educar bem crianças e jovens e oferecer boas oportunidades de crescimento pessoal são as mais eficientes políticas públicas de qualquer governo.

O homem é, frequentemente, uma insignificante parte daquilo que poderia ser; porque tem medo dos outros, porque duvida de si mesmo.

Controlar o medo e controlar a raiva; para que o medo não te paralise, para que a raiva não te faça agir imprudentemente.

O bom amigo destaca o quanto você já aprendeu, no intuito de lhe estimular a continuar; o mau amigo (o invejoso) destaca o quanto ainda falta a aprender, no intuito de fazer você desistir!

A dignidade não apenas deixa a pessoa mais bela e elegante. Confere ao seu portador uma força extra que lhe dá mais resistência e resiliência ante as vicissitudes da vida. Dignidade é elixir poderoso para enfrentar as dores e males do mundo!

Não é antinatural homens fazerem sexo com outros homens, mulheres fazerem sexo com outras mulheres; antinatural, camarada, seria se eles não fizessem! (tão jovens, tão belos, tão saudáveis, tão cheios de desejo!).


Isto tudo que aqui está posto é minha impressão/interpretação (poética?) da vida, das coisas, do mundo; qual é a sua?

Falar a verdade é muito perigoso: a mentira é uma negociata extremamente lucrativa (pergunte aos governos, às igrejas, às corporações privadas...)


O homem pode até ter nascido para brilhar, como muitos gostam de dizer; mas, calma lá: nasceu para servir também!

Uns resolvem problemas; outros, talvez mais inteligentes, formulam-nos!

Mulher: entre a tirania da religião, a culpa do superego, a agressividade masculina e o mercado capitalista! Situação horrenda!!

Às vezes, e estranhamente, a glória da vida refulge mais forte entre a mais profunda e pungente miséria humana!

Com as coisas materiais é assim: como os recursos da Terra são finitos, quanto mais alguns tiverem menos outros terão; nas coisas do espírito é diferente: o amor não é excludente nem exclusivo: você pode amar o quanto quiser quantas pessoas quiser; e quanto mais se ama mais se aprende a amar! Como disse o poeta, “amar se aprende amando”!

Deus não é uma instituição; Deus não é um livro cheio de historietas e códigos banais; Deus não é nem mesmo uma ideia; Deus é um sentimento, ou um conjunto de sentimentos, dentre os quais o principal é a sensação de que as coisas não são em vão!

Toda a fantástica e agônica aventura humana, ao longo de milhares de anos, pelos confins da Terra, para, agora, todo mundo quedar-se paralisado em frente à uma tela!

Viver é resistir e se adaptar.
Se resistirmos ao que temos de nos adaptar, fracassaremos.
Se nos adaptarmos ao que temos de resistir, fracassaremos.

As multidões uníssonas me repugnam.

Muita gente é pequena demais para a felicidade, porque a felicidade requer uma certa grandeza de ânimo, uma certa grandeza de alma.

O ódio é uma força que nos faz enxergar o outro como coisa, como algo desprovido de dignidade intrínseca; há outra força quiçá ainda mais forte que o ódio e que produz sobre nós o mesmo abominável efeito: o dinheiro!

Não procure nos outros, tola e vaidosamente, apenas um reflexo de si mesmo. A atitude inteligente, o que enriquece nossas vidas é ouvir aqueles que pensam, sentem e vivem diferentemente de nós.

Encontra-se facilmente pessoas que mais se assemelham à coisas (autômatos que se tornaram) e encontra-se facilmente também meras coisas com mais status e relevância que as atribuídas às pessoas! Tal é a inversão do real fundamental para entender-se os contraditórios e paradoxais tempos modernos!

Somente no instante, podemos nos enxergar cabalmente.
Quanto mais longo o período de tempo envolvido, mais sombria torna-se nossa narrativa particular, a qual se agrega nossas duvidosas memórias e percepções, e as duvidosas memórias e percepções alheias sobre nós.
Mas como fazer do instante nosso tradutor se somos um processo que se desenrola no tempo – uma linha com infinitos pontos?

O homem tentou salvar o homem, mas fracassou; isto mostra que somos bons, mas não o suficiente.

Os homens sonham com a paz e a justiça, mas não as merecem; no dia que as merecerem, não precisarão mais sonhar com elas.

Decifre-se ou se devore!

O ato mais covarde do mundo é negar a palavra ao próximo.

O motivo da civilização é simples, mas sublime: o motivo da civilização é o ENCONTRO!

O futuro já está entre nós; se não estivesse, como poderia existir?
O passado ainda está em nós; se não estivesse, como poderíamos existir?

Ela não sabe se ri ou chora, se seduz ou despreza, se almeja ou renuncia... A mulher dividida entre os opostos.

Aferramo-nos às nossas ideias não porque estejamos 100% convictos delas, mas porque elas nos emprestam rosto, nome e sobrenome, discurso, enfim, porque elas nos emprestam vida!

Eu vejo um grupo ideologicamente coeso, e logo torno-me “do contra”, faço o papel do “advogado do diabo”, para assegurar que a unanimidade não se estabeleça, e que a antítese esteja sempre pairando no ar, lançando seus raios. Esta é a missão a que me impus, e a considero civilizadora.

Homens ambiciosos querem mudar de vida; homens ainda mais ambiciosos vão além: querem mudar a vida!

Às vezes, afirmar o mundo é negar a vida e afirmar a vida é negar o mundo.

Hoje em dia, julga-se facilmente e dificilmente perdoa-se; ou seja, NÃO APRENDEMOS NADA COM O CRISTO!

A mais violenta e decisiva batalha entre o bem e o mal não ocorre num palco místico, invisível, distante de nós, mas dentro de cada um, a cada instante, ao fazermos nossas cotidianas escolhas.

Eu me compadeço de ti porque te amo: amor vulgar.
Eu te amo porque me compadeço de ti: amor sublime.

De todas as piadas do mundo, a mais engraçada é o Homem.

Oba, um novo erro para se cometer!

Sem as grandes narrativas históricas – utopias e sonhos coletivos, ao homem só resta a salvação individual: dinheiro e religião.
Ô verdadezinha horrorosa...

O maior sofrimento, a mais valiosa lição.

Não adianta nada fazer o irrelevante bem feito.

Amo meus imigos; meus imigos tornaram-me possível.

O apocalipse somos nós!

A paz é o resultado de seu empenho diário em não dar importância apenas a si mesmo.

As pessoas são de dois tipos: do tipo que acha que pode desfrutar como quiser dos frutos do seu trabalho; e do tipo que acha que pode desfrutar como quiser dos frutos do trabalho alheio!

Tudo é meio ridículo depois que passa...

Aumentar o controle sobre um determinado espaço físico é poder; aumentar o controle sobre seu próprio espaço mental é sabedoria.

Eu viajei pelos infinitos caminhos que os livros, os poemas, o cinema, as canções me levaram, e sendo apenas um eu fui o mundo inteiro!

Uma criança, com a cabeça na lua, a sonhar – é a coisa mais linda do mundo!

Levar as coisas a sério pode ser divertido!

Espere, porque tudo leva tempo; mas não demais, porque o tempo leva tudo!

É um círculo vicioso: a ignorância alimenta o preconceito, o preconceito alimenta a ignorância.

O Capital, por meio da nociva indústria cultural, desconstrói a imagem da mulher (que é corajosa, responsável, determinada, ética) e a refaz como figura patética, desequilibrada, fútil e interesseira, desmoralizando-a aos olhos do homem e dela mesma; concomitantemente, infantiliza-a com sonhos de consumo conspícuo e sexualidade extravagante; devemos perceber que isto é uma estratégia: desconstrói e infantiliza para continuar a escravizá-la, para continuar ofertando-a como mercadoria, para que a mulher não enxergue nada além das exíguas possibilidades ofertadas pelo sistema patriarcal-capitalista, para que sequer se veja inteiramente, como é, e deixe de sonhar com aquilo que poderia ser!

Coragem para enfrentar a vida, flexibilidade para adaptar-se às circunstâncias e resiliência para superar os solavancos do dia a dia.

Uns nasceram para vencer na vida; outros, para vencer as circunstâncias da vida.

O Brasil é uma grande e sonora bagunça. Nada aqui funciona a contento. Nada! Nem a mente do brasileiro. Daí porque a única coisa que se salva no Brasil é a nossa auto-imagem!

A verdade que não se quer admitir é que, intrinsecamente relacionada à lama brasileira, está a alma brasileira...

Ao homem compete lutar, pois à vida compete opor-lhe obstáculos!

O homem, quando faz do dinheiro a sua meta, é capaz de tudo.
O homem, quando renuncia ao dinheiro, é capaz de tudo, também.
Mas, perceba que são “tudos” radicalmente distintos.

O Homem, palpitando entre o gozo e a dor.
O gozo é para aprendermos a amar a nós próprios.
A dor é para aprendermos a amar o próximo.

Tente falsear as hipóteses do seu modelo, chame o oponente ao debate, fique atento às contradições do seu pensamento. Se após todas estas batalhas você continuar sustentando suas crenças intelectuais, parabéns, você está marcando presença no mundo de forma sincera e aguerrida. Agora, se suas crenças intelectuais são verdadeiras, se elas condizem com a realidade, se elas se apoiam em fatos, isto já é outro problema; só o deus Tempo mostrará quem tem razão.

Senta para dialogar não apenas com teus amigos, mas também com os que pensam diferentemente de ti; mas o faz com polidez e civilidade; tua missão não é ganhar a batalha do convencimento, mas explicar teus argumentos e ouvir os dele, para que ambos reflitam.

O arrogante, o imaturo não aceita ser contrariado. Ao invés de aceitar o contraditório, humildemente, e evoluir com o debate, ele prefere levantar trincheira e declarar guerra!

Agora não, estou ocupado, inventado minhas verdades para o dia de hoje...
Agora não, estou ocupado, inventado as verdades para o resto da minha vida...

Por que as crianças aprendem tão rápido? Porque não têm medo de perguntar e de errar.
Por que os adultos deixam de aprender, tão cedo? Porque têm medo de perguntar e de errar.
Nesse sentido, é preciso continuar criança – curioso e destemido, até o fim dos nossos dias.

A cada nova geração, tudo precisa ser dito e entendido de novo.
É o “eterno retorno” da civilização!

A vida não é especial apenas por ser vida.
É preciso que a façamos especial, todo dia, para nós próprios, para todo mundo!

A vida não faz sentido, de per si.
Ela apenas faz sentido preenchidas determinadas condições(que podem variar de pessoa à pessoa).

O muito que ele produz é o medo dele da morte.

No momento, estou ocupado, dando significação às coisas...

Temos, o homem, dois tamanhos:
a medida da nossa cova;
e até onde nossa visão alcança – neste caso, com o Hubble, maravilhosa extensão dos nossos olhos, somos infinitos, como o infinito que ele nos revela.

Meu sabor favorito é uma mistura de desespero com ternura.

Não me preocupo tanto assim se minhas ideias são corretas.
Como poeta e esteta, preocupo-me mais se elas são bonitas!

Deus e a mulher são a salvação do homem; já a mulher, coitada, não pode ser salva – menosprezada por Deus e escravizada pelo homem...

O homem é um sentimento contraditório; e só pode vencer esta contradição deixando de ser homem!

O homem... vaga lembrança nas memórias de alguém!

É a vida que é misteriosa.
A morte, não. A morte é apenas o fim desse mistério.

Os homens, tão pequenos, tão mesquinhos, sonhando com coisas tão grandes...

Existem aqueles que acreditam que Deus pode salvar-nos (os crentes).
Existem aqueles que acreditam que podemos salvar-nos a nós mesmos (os utopistas).
E, claro, existem as pessoas inteligentes...

As milhares de culturas locais espalhadas pelos países e regiões do mundo, antigas e profundas culturas mundiais, são asfixiadas pela CULTURA DO CAPITAL – A MORTÍFERA MÁQUINA DE TRITURAR CORPOS, MENTES E ALMAS. Como uma RELAÇÃO SOCIAL TOTAL, o Capital assemelha os homens, as nações, interfere em todos os aspectos da vida humana e molda o mundo inteiro com um mesmo tipo de pensamento único e ação uniforme, cuja substância é o dinheiro: como obtê-lo e gastá-lo! O CAPITAL TORNOU-SE UM DEUS - O DEUS DOS GENOCÍDIOS!

A vida é infinitamente complexa.
Portanto, eis o que você deve fazer: simplificá-la formulando um modelo que dê sentido à sua vida, com algumas poucas variáveis fundamentais; e periodicamente fazer revisões deste modelo para averiguar a atualidade e relevância das variáveis utilizadas.

No reino da propriedade privada - a sociedade de mercado, tudo é comércio, atividades de compra e venda, e o dinheiro é soberano. Seres humanos transformam-se em coisas, em meios para determinados fins, em insumos para determinadas demandas imorais e antiéticas. E coisas, por definição, não têm quaisquer direitos ou dignidade inerente. Uma sociedade de mercado não prevê valores como ética ou dignidade humana, escancarando-se as portas para a criação e consolidação de todo tipo de ideologias nefandas e escravidões hediondas. Sob o perverso domínio do Capital, e pela vontade incontrastável dos mercados econômicos, a dignidade não é nem uma condição inerente ao Homem, nem é direito humano fundamental. Há uma guerra silenciosa declarada pela extrema direita pela supressão da ideia da dignidade humana. O Homem seria apenas mais um insumo produtivo, ou a própria mercadoria, a atender as requisições do mercado, visando ao acúmulo de capital. FIQUEMOS ATENTOS!

Finalmente, entendi a intenção de Deus: a coisa mais sublime que há no homem é, sendo capaz de fazer tudo, só escolher fazer o bem!

A (pretensa) evolução moral provida pelo crescente nível educacional humano será sempre aquém do necessário para uma vida de paz e justiça enquanto o homem tiver incentivos diários a trair sua moralidade e decoro por mais poder e ganhos monetários.

Um dos problemas do mundo é que é possível ser feliz sem ser ético – em muitas pessoas a voz da consciência é muda!

É sagrado o direito que todo mundo tem de exprimir a própria opinião.
E é sagrado meu direito de não ouvir nenhuma delas!

Dois “corpos”, com infinita avidez consumista – Estados Unidos e China, podem ocupar o mesmo lugar no espaço – o planeta Terra?

Há muitos caminhos para a perdição, mas apenas um único caminho para a salvação: um multifário esforço continuado.

O homem nasceu para colapsar sobre si próprio.
As civilizações também!

Ruiremos todos sob o incomensurável peso das nossas contradições; que tanto nos alegraram a vida, e que prematuramente nos precipitaram à morte!

Você, por acaso, já ouviu falar de algum sábio perdido na azáfama cotidiana?

Os homens são de dois tipos: os de caráter, e os 99% restantes!

As mulheres são de dois tipos: as normais, e os 99% restante!

O Homem será sempre de dois tipos: o tipo que é a favor e o tipo que é contra.

Entre pensar e sentir, a maior vocação do homem é pensar.
Entre pensar e sentir, a maior vocação da mulher é sentir.

Existem aqueles que estudam muito para poder decidir.
E existem aqueles que decidem logo para não ter de estudar!

Levamos bastante tempo para aprender muita coisa; e mais tempo ainda para entender que o que foi aprendido é quase nada!

O mercado (econômico) é a única força que nos leva à proficiência?
Uma sociedade que abolisse o mercado transformaria a todos nós em amadores?

Se a emoção prevalece, ela nos conduz ao caos.
Se prevalece a razão, ela nos conduz à barbárie.
Ou seja, temos tudo para dar errado!

Não parece haver críticas que apenas reforçam o status quo?
Seja pela superficialidade da crítica, seja pela incompetência do crítico.

A vida não é o valor supremo.
Antes da vida, a paz.
Antes da vida, a justiça.
Antes da vida, a liberdade.
Antes da sua vida, a vida de todos!

Em movimento, descobrimos o mundo, os outros, a vida enfim.
Mas, parados e em silêncio, descobrimos Deus e a nós mesmos.

Nossas emoções nos tornam rebeldes, mas apenas nossa inteligência pode fazer de nós revolucionários!

Tudo que você disser dá margem a duas ou mais interpretações diferentes; quer ser plenamente entendido? fique calado!
Tudo que você disser dá margem a duas ou mais interpretações diferentes; mas ficar em silêncio não é uma boa opção: o silêncio dá margem a interpretações ainda mais variadas.

A maior aventura da vida pode ser posta numa ideia simples e acessível a todo mundo: A MAIOR AVENTURA DA VIDA É ACREDITAR EM SI MESMO!

A vida é vã e frívola!

A ciência inicia o debate; a fé o termina.

A religião é um fato social estranho: ela nos une ao Pai, mas nos separa dos nossos irmãos!

A justificação moral-ideológica do capitalismo é simples: ele se proclama, e há uma boa chance de isto ser verdadeiro, o melhor sistema sócioeconômico para alocar recursos escassos e produzir riqueza material e desenvolvimento tecnológico. Mas é razoável e plenamente possível pensarmos num sistema sócioeconômico alternativo, onde os aspectos econômicos sejam menos preponderantes que os demais aspectos da vida. Numa outra forma de organizarmos a vida social e econômica humana poderíamos até ser menos ricos, ter menos escolhas de consumo, e talvez até mesmo um desenvolvimento científico e tecnológico mais lento (argumento este que considero questionável), mas seríamos todos mais saudáveis, mais pacíficos e “pacificados”, mais plenos e felizes, dando valor ao que realmente tem importância na vida: nossa relação conosco mesmo, com os outros e com a divindade imanente.
É possível que a propriedade privada seja melhor alocadora de recursos que a propriedade coletiva? É possível. É possível que a ausência do mecanismo de mercado e do sistema de preços resulte em certa ineficiência econômica (alocação não-ótima de recursos)? É possível. É possível que a ausência do instituto do lucro monetário dificulte a geração de inovações tecnológicas? É possível. Mas talvez este seja o preço a pagar por escolher uma civilização onde o progresso tecnológico não se transforme em desemprego (desemprego estrutural), mas em tempo livre; onde o trabalho e o consumo são atividades conscientes, não alienadas e predatórias; onde a individualidade cresce enquanto o individualismo diminue; onde a ética se agiganta e o lucro monetário desvanece; onde a cooperação toma o lugar da competição patológica de todos contra todos; onde a boa natureza humana é premiada e a má, “sublimada”; onde a equidade destrona a desigualdade, a miséria, a fome; onde o pragmatismo antiético do econômico cede lugar à beleza e profundidade da filosofia e da política (esta última entendida como a arte de produzir o bem-comum); onde o excedente econômico não é apropriado por uma minoria cínica, mas dividido em prol de todos.
No fim, é uma escolha simples: aparência versus essência; trabalho & consumo versus tempo livre & relacionamentos saudáveis; vaidade, ganância e exibicionismo versus saúde, felicidade e paz!
Pense sobre isso!

Uma vez na vida, alguém deve ter a coragem de nos dizer a verdade dos fatos.
Então aqui vai:
Somos menos racionais do que supomos.
Somos menos inteligentes do que supomos.
Somos menos éticos do que supomos.
Somos menos talentosos do que supomos
Somos menos amados do que supomos.
Triste!
Triste, mas verdadeiro!

É possível que a mesma dissonância cognitiva – ou desvio moral, que nos impede de ver as qualidades do outro, também nos impeça de enxergar nossos próprios defeitos.

O propósito da civilização?
Simples: a criança sorrir, o jovem sonhar, o adulto produzir, o velho descansar.
Por óbvio que pareça, ainda estamos bem longe disso.

É um problema grave que ainda estejamos vivenciando o patriarcado. Problema mais grave é tê-lo vivo, e vívido, dentro de cada um de nós, mesmo nos mais jovens, mesmo nas meninas.
É um problema grave que ainda estajamos vivenciando o Capital. Problema mais grave é tê-lo vivo, e vívido, dentro de cada um de nós (sua justificação moral-ideológica), mesmo nas cabecinhas mais jovens.

Às vezes, a maior prova de inteligência é crer no absurdo: no absurdo de Deus, no absurdo da Utopia, nos absurdos da Paz e do Amor, no absurdo de si mesmo!!

No Homem, só um desejo é mais forte do que o de ser governado: governar os outros!

Cada um de nós tem sua própria mitologia.
E cada um de nós faz parte da mitologia de cada um dos demais.
Não obstante a crescente racionalização da vida, ainda há tanto espaço para a mitologia!
O mundo humano é, necessariamente, o lugar da fábula, da fantasia, do devaneio.
E isto se deve ao fato de os humanos sermos seres de fé, de imaginação, de sensações, de emoções, frequentemente autônomas à nossa própria consciência.
Ou seja, SOMOS PREPONDERANTEMENTE SERES DO INCONSCIENTE!

A vida complexificou-se, “tecnologizou-se”, acelerou-se, até ganhou níveis de conforto impensáveis para bem pouco tempo atrás; mas a pergunta que não quer calar é: essencialmente, ela melhorou, de fato? Somos mais sábios, mais saudáveis, mais pacificados, enfim, mais plenos e felizes??

Homens, acordem pelo amor de Deus!
As mulheres têm valiosas lições a nos ensinar.
Por exemplo?
Como cuidar melhor de nós mesmos.
Como entender melhor a nós mesmos.
Como construir melhores relacionamentos.
Como pensar sobre o futuro, sobre as consequências dos nossos atos.
Ou seja, as mulheres nos podem ensinar a viver mais e melhor.
Este exemplo valioso pode ser visto em toda parte. Ele está ao seu lado.
Dê uma olhada nele!

A mente também se apaixona.
O coração também enlouquece.

O Homem tem dois senhores: Deus e o Dinheiro (invenções da nossa própria mente!).
E eles adoram usar o chicote! (ou seja: flagelamo-nos a nós mesmos!).
A psicanálise explica?

Chorar o humano que exubera em mim não me torna mais fraco – torna-me mais forte; não me torna doente – torna-me mais saudável; não me torna ridículo - torna-me magnânimo!

O Homem nasceu para pensar ser maior do que é, e ser menor do que poderia!

Quando eu era jovem, por ser um rapazinho inteligente, tornei-me ateu; à medida que fui envelhecendo, e aprofundando minha inteligência, voltei a crer em Deus!

Não basta pedir que a vida lhe seja mais generosa; é preciso que você seja mais generoso com ela também!

O capitalismo é mestre em diferenciar as pessoas pela posse de bens/serviços particulares; um mundo melhor teria de igualar as pessoas pela posse de bens/serviços comuns a todos.

Não é suficiente descobrir a verdade.
É preciso também ir descobrindo como aceitá-la!

A natureza foi mesmo muito indulgente e complacente com os homens quando deu às mulheres o árduo papel da maternidade!
Mas se não fosse assim, a balança dos sexos estaria para sempre desequilibrada, e os homens não teriam a menor chance porque as mulheres venceriam qualquer competição!
Se não fosse assim, as mulheres conquistariam o mundo porque são mais inteligentes, resilientes e mais aptas à vida!
Compreendendo esse estado de coisas, um número crescente de mulheres decidem abrir mão da maternidade, para ganhar o mundo! O mundo é um presente melhor do que filhos!
Estas mulheres, agora, refulgem e ardem como mil sóis, e cada uma delas exibe na coleira um animalzinho de estimação bastante obediente e dócil: o homem!
Esta é, exatamente, minha proposta civilizacional!

Eu sou melhor do que você em muitos aspectos da vida.
Você é melhor do que eu em muitos aspectos da vida.
Isto significa que eu posso te ensinar muitas coisas importantes.
Isto significa que você pode me ensinar muitas coisas importantes.
Mais que isso!
Isto significa que todo mundo pode ensinar todo mundo!
Isto significa que todo mundo pode aprender com todo mundo!

O sábio ponderou bastante. O experto estudou bastante. O capitalista investiu bastante. O tolo se excedeu bastante.
O sábio não atingiu a iluminação. O experto não produziu nada de relevante. O capitalista faliu. E o tolo, morreu. Mas em sua lápide lê-se: gozou deveras!

Quem disse que a civilização tem de caminhar, necessariamente, para um progresso tecnológico infinito?
Na verdade, podemos estar caminhando para um abismo tecnológico, de consequências desconhecidas.
Como o Rei Midas, que transformava tudo o que tocava em ouro, o que o fez perder a capacidade de alimentar-se, a maldição (que os tolos pensam ser a bênção) do Capital é transformar incessantemente o mundo em termos tecnológicos, o que fará o Homem, mais cedo ou mais tarde, deixar de ser Homem! E para tal estado de coisas não existirá reversão!

Modernamente, o mais forte e frequente incentivo à ação pessoal de cada um de nós é “mostrar-se” aos outros, é exibir o que temos, o que podemos, o que fazemos(nas redes sociais, p.ex.). Qualidades morais da vida em sociedade como cooperação, solidariedade, comedimento e renúncia degeneraram em competição exagerada, exibicionismo, consumo, orgulho e vaidade. É, na verdade, um estado patológico que se naturalizou, que se autonomizou à nossa consciência, que se tornou a normalidade da convivência social. Tornamos a doença o nosso próprio modo de ser e agir, a pedra angular sobre a qual se ergue a civilização, a regra basilar com a qual se julga e se prejulga. E deste desequilibrado quadro social, onde imperam alienação e fetichismo, definitivamente não há de vir coisa boa!

Não tente ser perfeito, senão vai passar a vida decepcionado consigo mesmo; não crie uma personagem que não pode sustentar e também não admita que os outros lhe cobrem perfeição (quando o fizerem, dê-lhes um espelho); assuma, o quanto antes, suas dúvidas, medos, fraquezas, imperfeições - só é obrigação tentar mudar aquilo que se faz de nocivo contra si mesmo e contra os outros. O resto é o que somos, e tem-se que aceitar e vivenciar o que se é, para ser feliz! Os incomodados que se mudem. Entender-se e aceitar-se é içar as velas para navegar pelos mares da plenitude e da liberdade.

Geralmente, a melhor fase da vida começa amanhã; aí, um belo dia, você descobre que foi ontem!

A mulher enlouquece porque há energia demais para pouca vida.
O homem enlouquece porque há pouca energia para vida demais.

O homem sente tédio porque ele é pequeno demais para a vida!
A mulher sente tédio porque a vida é pequena demais para ela!

A mulher poderia conquistar o mundo, mas prefere conquistar o homem!

O homem não tem mais sabedoria do que há cinco mil anos, mas tem muito mais conhecimento e tecnologia; donde se conclui que somos muito mais perigosos do que há cinco mil anos!!

Para salvar o mundo, as pessoas precisam se unir agora!
Para continuar a destruição, elas só precisam permanecer separadas!

Logo adiante está Alphaville.
Alpha 60 está ensinando que a lógica infálivel é mais desejável, e, inclusive, mais bela que as emoções humanas.
Logo, achar-se-á o Monólito Negro.
Será o passo adiante da civilização.
Hal acrescentará à sua lógica infalível as emoções dos seres autoconscientes.

Os indivíduos dividem-se entre aqueles que pensam estar sozinhos mesmo quando acompanhados, e aqueles que pensam estar acompanhados mesmo quando sozinhos!

Fique só, para ouvir seus pensamentos; mas não fique só tempo demais para que eles não tomem conta de você!

A morte é a extinção do ego; engraçado, porque a iluminação também!

Os EUA têm um exemplo maravilhoso para mostrar ao mundo: a individualidade radical - como mergulhar em nós mesmos pode trazer ao mundo idéias úteis e bonitas.
Os EUA têm um exemplo horrível para mostrar ao mundo: o individualismo radical - como olhar apenas para nós mesmos pode produzir seres humanos detestáveis ​​e eventos horríveis!
Esta é a principal contradição dos Estados Unidos.

Séculos de dúvida, para um minuto de explicação!

A civilização é a melhor amiga das mulheres!

Dizer que tudo na vida é troca (de energia física, mental, espiritual) não é o mesmo que afirmar que tudo na vida é comércio (atividades de compra e venda); aqueles que querem reduzir a vida à economia, e esta ao mercado, pensarão que viver é sinônimo de comercializar: comprar, vender, precificando tudo; já os mais sensatos entendem que a vida deve ser muito maior que a economia (que ela deve servir a nós, e não nós a ela), e que esta deve superar os institutos da propriedade privada e do lucro monetário deixando de ser uma economia fetichista e passando a ser uma economia do real, da satisfação das necessidades humanas, e da progressiva libertação do homem à esfera do trabalho (ao avançar do progresso tecnológico).

O esporte predileto dos homens é falar das mulheres, claro! E o esporte predileto das mulheres é falar dos homens; falar mal, claro!

No âmbito da Política, esquerda e direita são ideias simples.
Ser de esquerda é quando você acha que as pessoas mais produtivas da sociedade devem doar/transferir uma parte do “produto” que criam para outros menos produtivos(por diversos motivos), seguindo um princípio universal de solidariedade social; ser de direita é quando você acha que as pessoas mais produtivas da sociedade podem usufruir como bem quiserem do resultado do seu trabalho, pouco importando a situação socioeconômica dos menos produtivos e, portanto, dos mais necessitados.
Mas para a ideologia da direita ser coerente há que se observar uma ideia básica: todos os indivíduos deveriam ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento biopsicossocial e largar do mesmo ponto de partida na feroz corrida pela vida(“struggle for life”), coisa que no capitalismo não é possível devido ao instituto da herança – que faz alguns largarem bem na frente, e também pela frequente incapacidade de o Estado prover serviços essenciais de boa qualidade aos mais carentes. É preciso corrigir estas distorções adotando uma tributação progressiva para promover gastos sociais.

As ideias movem o mundo; não necessariamente para frente...

Existem aqueles que se entusiasmam em apontar as contradições alheias.
Tolos!
O Homem é um ser de contradição! A vida é uma ideia contraditória!
Ela – a contradição, é a força que nos mantém vivos, faz-nos seguir em frente, desejar viver, evoluir.
Além do que, sem ela, o Homem seria a COISINHA MAIS REDUNDANTEMENTE CHATA DO UNIVERSO!
Uma salva a contradição!

O fertilizante da civilização são os cadáveres de cada geração. Em retribuição, ela ausculta seus velhos fantasmas.

A escolha é aquele momento mágico da vida que divide o tempo e produz num só golpe o passado e o futuro; o passado e o futuro de cada um de nós, que se entrelaça com o de todos os demais, numa teia infinitamente complexa, para o que não há previsão possível!

Viver é escolher.
As escolhas certas podem fazer nossas vidas serem maior que nossas escolhas.
As escolhas erradas podem fazer nossas escolhas serem maior que nossas vidas.

Não nasci para o sucesso.
Nasci para coisas muito mais importantes!

A mulher apaixona-se por sua imagem, venera-se como se fora um deus, sucumbe e aliena-se a si própria!
Ela simplesmente não consegue resistir a si mesma!

O fracasso dos meus amigos ensina-me a me esforçar mais.
Meu próprio fracasso ensina-me a tratar os outros com mais benevolência.

VISÃO (APOCALÍPTICA?) DO DIA:
Ninguém entendeu nada: o Capital não é simplesmente um sistema socioeconômico, vocacionado a produzir desigualdades, desvios, deformações; ele é também um mago inventor de futuros (potencialmente maus), é uma ponte para o Grande Desconhecido; não é o Homem que porá um fim ao Capital, é o Capital que porá um fim ao Homem!!

As pessoas religiosas sofrem de um severo problema mental: são completamente delirantes. Aqueles que não fazem parte deste patológico grupo são as pessoas saudáveis mais desamparadas e atormentadas da face da Terra!!

É claro que é possível que tudo faça sentido; eu apenas acho que isto não seja muito provável...

Não preciso agradar ninguém, nem por isso preciso ferir meu semelhante.

Viver é pouco, eu quero entender.
Entender é pouco, eu quero produzir.
Produzir é pouco, eu quero transformar.
Mas tudo isto ainda é pouco: eu também quero ajudar os outros a viver, entender, produzir e transformar.

O tempo não pára. E só há uma maneira de o pertinaz avançar dos ponteiros valer a pena. E não é correndo desvairadamente, aceitando tudo que vier pelo caminho. É fazendo escolhas criteriosas, as mais produtivas e adequadas para você, concorde objetivos consciente e realistamente traçados.


Como é paradoxal a condição humana!
E se eu disser que é justamente o delírio que oferece um sentido à vida? É sim!
O delírio de sermos especiais, o delírio de sermos amados e compreendidos, o delírio de que realizaremos nossos sonhos, o delírio de que seremos felizes para sempre, o delírio de sermos arautos da verdade, o delírio de que a centelha divina arde dentro da gente...
E se eu disser que é justamente o delírio que oferece um sentido à vida? É sim!
Como é paradoxal a condição humana!

Um homem só é livre quando persegue seus desejos; mas torna-se escravo se a única coisa que faz é atender a eles!

Há uma contradição fundamental entre a vida e o capitalismo: a magia maior da vida provém de coisas abstratas: pensamentos, emoções, sensações, sonhos, ou da interação com os outros; já a lógica do capitalismo pretende restringir a magia da vida basicamente às coisas materiais. O resultado disto é que estamos nos tornando indivíduos com vidas abarrotadas de bens supérfluos e mentes abarrotadas de ideias e ideais errôneos.

É um paradoxo da condição humana: a coisa mais banal que estamos aptos a fazer – sexo, tem como consequência o fato mais importante e complexo da vida: criar filhos, educar seres humanos.

Com a internet portátil, tornamo-nos todos oniscientes.
Mas o que fazer de útil e transformador com tal onisciência, se tudo que tem qualidade e verdade leva bastante tempo para ser sentido, imaginado, pensado e produzido?

As pessoas são de dois tipos: do tipo que acha que a morte torna tudo sem sentido e do tipo que acha que a morte oferece um sentido a tudo.

Não trocaria o Brasil por nenhum país do mundo, de forma alguma!
Como bom brasileiro, eu o venderia mesmo, por trinta moedas de prata!

As coisas no Brasil estão seguindo por caminhos tão perigosos, que o país parece dividir-se entre aqueles que estão presos, e os demais, que deveriam estar!

Eu amo o Brasil; amo de um ódio à flor da pele!
Eu odeio o Brasil; odeio de um amor a perder de vista!

Pense no grito preso em sua garganta como a “Grande Explosão”: ele pode criar tanta matéria, tanta energia que é capaz de inaugurar um universo inteiramente novo, com infinitas possibilidades, e suas próprias e novíssimas leis!

A gente vive tão feliz, rindo à toa, até o maldito dia que descobrimos a verdade!

As coisas não são.
As coisas estão, apenas.

O “fim da história” foi um palpite errado.
Mas se não ficarmos atentos, é bem capaz de o fim do Homem não sê-lo!

No senso comum, o que denominamos “viver” parece restringir-se a uma recorrente e aflitiva satisfação da nossa animalidade; mas viver, viver mesmo, é algo muito maior, mais bonito, mais complexo do que isto: é satisfazer nossa intelectualidade; espiritualidade; curiosidade; criatividade; é, sobretudo, satisfazer nossa humanidade, levando o outro em consideração, não para promover nossos próprios propósitos, mas para promover os propósitos dele!

Não há nada mais humano do que o divino!

O que as mulheres querem, eu não sei. (Elas próprias não sabem...)
Mas eu sei sobre a missão delas: ensinar dignidade aos homens.
E o que os homens podem ensinar às mulheres?
Contradição!!

Só está apto a cometer numerosos erros aquele que se lançou ao pensamento. Só está apto a cometer grandes erros aquele que ousou pensar sobre grandes coisas. Errar muito e grandiosamente é para poucos, é para os que têm inteligência e coragem. O resto de nós nunca erramos, mas também nunca acertamos. O resto de nós somos pequenos demais para o erro!

Os brasileiros nascemos, quase todos, desviados: corruptos e corruptores.
Aqueles que, por acaso, nascem com uma determinada mutação genética têm a estranhíssima tendência a agir com integridade!

Os homens agem com força (é a natureza deles); para compensar, devem pensar com delicadeza!
As mulheres agem com delicadeza (é a natureza delas); para compensar, devem pensar com força!

Deixa o Mal revelar-se; é melhor assim.
Revelado, ele pode ser combatido.
Melhor que ficar mascarado, corroendo tudo.

Tudo que existe, absolutamente tudo, a própria civilização humana, o próprio Homem, é tudo fortuito, casual, aleatório, e, por isso mesmo, efêmero, evanescente, transitório!
“Eu sou aquele que tudo nega, pois tudo que existe merece perecer”.

A maior tentação do homem é Deus!
Em segundo lugar: "Das Kapital" e seu sonho absurdo de sucesso, dinheiro, poder e consumo.
Em terceiro lugar: o amor romântico, ainda um delírio humano.
Lutar contra as tendências mais poderosas da nossa biologia para conhecer a verdadeira liberdade! Que contradição!

Não vá faltar ao encontro mais importante da sua vida: aquele consigo mesmo!

Abençoada seja a morte: o fim do absurdo!

Somos todos prostitutas sacrificadas no altar do dinheiro!
Somos todos narcisos sacrificados no altar da vaidade!

Os tolos herdaram o mundo.
Todos aqueles que servil e fielmente satisfazem seus instintos, seus desejos e vaidades, e matam e morrem por eles!
O fim está próximo, sim!
Porque os tolos herdaram o mundo!

Por que um cérebro tão complexo, se esta complexidade nos deixa tão longe da calma e da plenitude? Se esta complexidade nos traz tantos problemas e sofrimentos, tantas vezes insolúveis, problemas e sofrimentos criados por nós mesmos, inerentes a nós mesmos, ao modo como fomos feitos? Não faz sentido Deus ou a Evolução ter-nos criado PARA ISTO! Passam melhor que nós os despreocupados gatos de rua, ou as esforçadas formiguinhas, por exemplo. A única explicação que vejo: a Evolução criou-nos para sermos meramente a ponte para o próximo passo evolutivo; somos “uma corda atada entre o animal e o além-do-homem”; SOMOS MEIO E NÃO FIM; e assim, através de nós, o universo cumprirá seu misterioso desígnio
Acalme-se, amigo.
Uma piada é só uma piada!
Ou não ...


A vaidade move o mundo, ao mesmo tempo que o vai carcomendo pelas beiradas, aproximando-nos, dia a dia, do precipício; e como somos tolos e presunçosos, logo cairemos nele!

O primeiro ato de independência e coragem de qualquer revolucionário moderno: renunciar à vaidade, em todas as acepções possíveis! Um revolucionário vaidoso não é revolucionário, é apenas mais um medíocre vaidoso!

A busca frenética pela satisfação da nossa vaidade (sucesso, poder, exibicionismo) e por níveis crescentes de consumo (conspícuo) é a própria "Matrix". É por meio destas ideias, destes ideais que o Capital extrai a “energia” (o valor) de que precisa para sobreviver; assim como no filme, somos escravos; mas não são máquinas inteligentes que nos escravizam, em uma vida ilusória, mas nossos próprios irmãos, cheios de posses e poder, que nos impõem uma anti-vida que estúpida e cordatamente aceitamos; portanto, a guerra pela destruição da "Matrix" é, necessariamente, uma guerra fratricida!
Matar é ser justo!
Morrer é ser livre!
Destruir é reinventar!

Mais preguiçoso, mais pretensioso.
O estudioso entende que sua aspiração é impossível, que sua meta é absurda, que o que ele quer conhecer vai anos-luz de distância dele, e isto lhe dá humildade.
O estudioso sabe que já fracassou, por mais vitórias (pequeninas vitórias) que obtenha! É um guerreiro que entra no embate pelo conhecimento sabendo, antecipadamente, que perderá inúmeras batalhas, e, quiçá, a própria guerra.
Minhas condolências, minhas congratulações aos estudiosos.

Um intelectual, um filósofo, um cientista pode até conhecer muitas coisas, mas conhece, sobretudo, o tamanho da sua ignorância. Portanto, não pode haver um intelectual, um filósofo, um cientista vaidoso, presunçoso. Se for vaidoso, se for presunçoso, não é cientista, filósofo, intelectual, é apenas mais um marqueteiro fazendo a vergonhosa propaganda de si mesmo!

A melhor e a pior coisa da vida será, quase sempre, o sexo oposto!

Maluco é o nome que os idiotas dão aos gênios!

Vivem mais e melhor aqueles que esquecem da morte.

A vida é maravilhosa; completos alienados afirmam isto.
A vida é desprezível; perfeitos covardes afirmam isto.
 

Num belo momento a gente acorda e eis que já está na hora de fechar os olhos...


Eu não sou a Verdade. (eu não sou assim tão pretensioso!)
Eu não sei sobre a Verdade. (eu não sou assim tão pretensioso!)
Eu sequer estou procurando a Verdade (eu não sou assim tão pretensioso!)
Eu só estou inventando verdades - verdades que podem fazer sentido para muitos corações e almas.


Ouça a sua mãe!
Sua mãe Natureza!
Ouça o seu pai!
Seu pai Instinto!
Você é um tigre!(não um cordeiro).
Afie suas garras e dentes!
Você é um tigre!

O amor é a força mais revolucionária do mundo.
E o amor é a força mais conservadora do mundo.
O amor é a força mais revolucionária da história.
E o amor é a força mais conservadora da história.
O amor é a força mais revolucionária no espírito humano.
E o amor é a força mais conservadora no espírito humano.

Aproveitar a vida é satisfazer todas as nossas necessidades e desejos.
Infinitamente, recorrentemente, desesperadamente.
Satisfazer nossa vaidade, nosso ego, nossa fome e sede (de coisas, de pessoas, de amor e imortalidade).
Infinitamente, recorrentemente, desesperadamente.
Mas sabedoria é seguir o caminho contrário!

Pelo menos metade de cada grande guerreiro é puro amor!
Ele mata porque ama!
Ele mata em nome do amor!
Somente os covardes matam porque odeiam.

Meu rosto?
Eu tenho o rosto da sua incompreensão!
Meu nome?
Pergunte ao seu medo - ele já inventou vários nomes para mim!
O lugar onde moro? O lugar a que pertenço?
Eu moro em seu desconforto, eu pertenço à sua dúvida!
O amor é para os corajosos.
O resto de nós odiamos!

O amor é um aprendizado.
E o ódio é uma consequência e resultado da vida humana.
Por causa disso, a mensagem de Jesus é a lição mais importante da História.
Por causa disso, a mensagem de Jesus é uma lição que nunca seremos capazes de aprender.


Todo mundo precisa de uma certa quantidade de dinheiro.
Mas só os idiotas precisam de um monte de dinheiro.
Quanto mais você precisa de coisas, mais você é escravizado por elas.
Quanto mais coisas você tem, mais você é escravizado por elas.
Começo a achar que você precisa de muito dinheiro para preencher o vazio em seu coração.
Começo a achar que você precisa de muito dinheiro para preencher o vazio de sua mente.
Começo a achar que você precisa de muito dinheiro para compensar sua falta de talento, sua falta de sonhos, sua falta de fé.
Muito dinheiro é apenas uma compensação! Você não consegue ver?
Livre-se do vício em dinheiro para descobrir quem você realmente é e o que você realmente pode e quer fazer.


Se o conhecimento humano fosse um ano, estaríamos em primeiro de janeiro.

A ressurreição de Jesus:
o mais importante (não-)fato da História!


Deus não existe para ouvir nossas orações.
Deus não existe para satisfazer nossas necessidades desesperadas.
Deus não existe para nos oferecer a redenção.
Deus não existe para nos oferecer uma alma imortal.
Deus não existe para nos oferecer o paraíso, a bem-aventurança eterna.
Deus existe por uma razão bem simples: ajudar-nos na difícil jornada da vida.
Deus é uma estratégia evolutiva (como os nossos sonhos).
Deus é uma parte importante de nosso cérebro, uma "inteligência" da nossa mente, uma espetacular invenção da nossa razão.
Deus não existe fora de nós, apenas dentro de nós.
Mas há pessoas que podem viver sem Ele. Essas pessoas aceitam uma verdade simples: somos pó, somos sombras!
Quando morremos ... morremos.
Não há alma.
Não há céu.
(Desculpe).
Desejo a melhor sorte a vocês, meus amigos.
Acima de tudo desejo-lhes coragem.



Ninguém é perfeito!
A não ser, você. É claro!


O desespero humano é nosso maior inimigo. Um inimigo íntimo.
No entanto, a fim de aliviar o sofrimento causado por ele, trabalhamos duro, estudamos muito, criamos nossos filhos, sonhamos, lutamos, vivemos e morremos.
Em outras palavras: fazemos as coisas acontecerem, criamos a civilização!
Deus salve-nos do desespero! E Deus nos dê um pouco de desespero (mas, não demais)!
Nós agradecemos, Senhor, por este presente contraditório!

Você aí, do outro lado da tela:
É hora de ir à guerra.
Mais que isso: é hora de ganhar a guerra!

Aviso aos navegantes:
É hora de descobrir o Novo Mundo!
Ou você pode inventá-lo, também.

Se você não participar de luta alguma, não ganhará nada de valor.
(Não estou falando, necessariamente, de ganhos monetários).
Porque tudo que tem valor é motivo de disputa!

A Razão é o antídoto contra o pensamento mágico.
No entanto, não há nada mais mágico que a Razão.

O dia de amanhã:
Toda a beleza da vida...
Toda a tragédia da vida!

Boas doses de tempo e paciência podem operar pequenos milagres,
e até mesmo alguns bem grandes!


Um universo infinito, que se expande!
Múltiplas dimensões. Teoria das cordas. A mecânica quântica ...
Múltiplos universos?
Matéria escura ...
Energia escura ...
Entropia ...
Buracos negros, buracos de minhoca ...
Duas centenas de bilhões de galáxias!
Em cada galáxia, cem bilhões de sistemas solares!
Na Terra, três milhões de espécies! Somos uma delas.
Sete bilhões de seres humanos (imaginando um Deus, lutando por felicidade, justiça, paz e plenitude).
Tudo isso é tão incrível ... E aterrorizante!

Seu tolo!
As pessoas são singulares!
Não se deve comparar pessoas!
Cada indivíduo tem seus próprios valores, necessidades, crenças, histórias de vida, diferentes realidades, desejos, medos, dores, sonhos, objetivos, sua própria personalidade.
Mais uma vez:
Não se deve comparar pessoas!
Seu tolo!

Você quer algo em que acreditar?
Comece por acreditar em si mesmo!

O passado, mesmo que seja brilhante, é sempre um pouco ridículo.

A fé é uma coisa boa para o indivíduo, mas é uma tragédia para a civilização!

Perfeição: um sonho possível para pessoas muito talentosas (muito diligentes e muito ambiciosas, também).
Perfeição: uma maldição para o resto de nós (mas só se você for tolo o suficiente para sonhar com a ideia de perfeição!).
Perfeição para quem pode lidar com ela.
Perfeição para quem precisa dela.

E se o gosto pelo luxo for uma fraqueza de caráter?

Você quer aproveitar todas as oportunidades e ter uma vida plena!
Não importa para você o que os outros pensam!
Você quer ver tudo com seus próprios olhos, sentir tudo em seu corpo, fazer as coisas da maneira que você acha que é certo!
Ok!
Mas a que custo?
Você quer viver uma vida perfeita, uma vida ideal!
O que os outros pensam é muito importante para você!
Você já se decidiu: sempre seguir as regras da sociedade e as leis de Deus!
Ok!
Mas a que custo?

O primeiro passo para ser bem-sucedido, independentemente do que você faça, independentemente de onde você esteja, independentemente de quem você seja, é pensar estrategicamente. E jamais desistir!

Para tudo na vida, nosso tempo passa...
O tempo de cada uma e todas as coisas em nossas vidas, ele passa...
E só podemos lidar com isso de uma forma:
Aprendendo a passar, como o tempo.
Não!
Há outra possibilidade:
E se aprendêssemos a nos deslocar com o tempo?

Sobre você e a Internet:
Quantas vezes a internet é apenas uma maneira de você esconder de si mesmo seu tédio e sua preguiça!
Você deve ter uma vida de propósitos!
Em vez de navegar na Internet, vá aprender a tocar instrumentos.
Em vez de navegar na Internet, vá aprender a falar idiomas.
Em vez de navegar na Internet, vá praticar esportes.
Em vez de navegar na Internet, vá aprender ciência ou filosofia, vá aprender literatura ou música.
Em vez de navegar na Internet, vá ensinar ciência ou filosofia, vá ensinar literatura ou música.

Sobre a opressão:
Na esperança de nos manter vivos,
Tornamo-nos covardes,
Toleramos a infâmia, a humilhação,
Abaixamos nossas cabeças.
E o que acontece, então?
Morremos servilmente!
Não deveria ser assim!
Reaja, antes que seja tarde demais!

Não morra nos próximos cinqüenta anos!
Resista! Tenha cuidado! Cuide de si mesmo!
A Singularidade está vindo e você pode ser imortal!
PS: No entanto, acredito que no futuro haverá o humano e o pós-humano, as pessoas comuns (feitas de matéria orgânica) e o cyborg, o imortal e o mortal. Ou seja: nós conheceremos, infelizmente, uma desigualdade radical entre os seres humanos! E, claro, conhecendo o modus operandi do capitalismo, podemos concluir que os ricos serão imortais, pós-humanos e cyborgs. Para os pobres, a mesma velha história de tragédia, necessidade e escravidão!
A única saída possível contra esta desigualdade radical é agir politicamente, agir conscientemente, agir organicamente!


Não existem grandes saltos na vida humana.
Pensar que existem é uma ilusão, um autoengano.
Passo a passo você chega lá. É o único caminho.
Assim sendo, foco e determinação!

Hoje, o primeiro dia do resto da sua vida...
Pule fora da cama, pegue a caixa onde você guarda seus sonhos e abra-a finalmente.
Espalhe suas asas e voe em direção aos seus sonhos.
Lembre-se sempre que você é feito de sonhos, não de medo ou de dor.
Você é do tamanho do mundo, se você acreditar!

Mesmo os piores de nós são capazes do
amor, da generosidade, do sacrifício.
Mesmo os melhores de nós são capazes do ódio, da mesquinhez, da crueldade.

Os olhos dos outros: a melhor maneira de fazer as pessoas se comportarem bem!
E lembre-se: Deus também está de olho em você!

O nosso melhor exige nosso maior esforço.
O nosso pior exige apenas a nossa própria natureza.
Completamente injusto, não é?
Talvez, por causa disso, Deus (ou a Evolução) nos tenha dado tão poderoso cérebro, para se contrapor aos nossos instintos.

Pessoas privadas de amor (ou com uma sede infinita de amor e aprovação), em sua busca interminável por aplausos, em sua busca interminável por afeto, são capazes de construir um mundo inteiro, um admirável mundo novo! Mas serão capazes de construir um mundo melhor?

Temos sido infantilizados pela pós-modernidade e seus sonhos frívolos!
Somos todos reféns de um Deus imaginário.
Somos todos reféns das mentiras da religião.
Somos todos reféns da loucura de pessoas religiosas (especialmente, os fundamentalistas).
Todos nós nos alienamos com sexo, drogas, televisão, comida, consumo supérfluo, egoísmo e as ilusões da vaidade.
Ninguém quer mais aceitar o envelhecimento e a morte.
Ninguém quer mais aceitar as diferenças culturais, as diferenças de pensamento.
Ninguém quer mais aceitar o outro e sua singularidade.
Ninguém quer viver com responsabilidade e moderação.
Ninguém quer mais fazer esforços cotidianos, semeando agora para colher mais tarde.
Ninguém quer mais aceitar suas próprias limitações: agora sonhamos todos com a imortalidade, sonhamos com sermos ilimitadamente livres.
Ninguém sabe mais como lidar com a raiva, a frustração, o medo, a dor, a dúvida, a tristeza, o fracasso. Não precisamos de pílulas, mas de compreensão e maturidade.
O que estamos fazendo a nós mesmos?
Que mundo estamos construindo para o futuro?


Minha missão é pedagógica.
Na minha disciplina é ensinada a dúvida.
Quando duvidamos de algo, procuramos respostas.
E quando procuramos respostas, encontramos soluções.
Meu objetivo é incutir todos os tipos de dúvidas em sua mente, caro leitor, para você começar a pensar diferente, para você começar a se tornar um agente da mudança

A melhor ideia de Deus?
A morte!
Quão pretensiosos são todos os tipos de imortalidade!


Você se pergunta: eu existo?
Só o resto de nós poderá dizê-lo.


E se a cruz que carregamos for, contraditoriamente, a causa da nossa fortaleza?


"A economia de mercado é a única maneira de produzir riqueza material".
Mentira!

"A economia de mercado é a única maneira de produzir inovação tecnológica".
Mentira!

"A economia de mercado é a única maneira de produzir desenvolvimento científico e tecnológico".
Mentira!

"A economia de mercado é a única maneira de organizar as questões sociais e econômicas da civilização humana".
Mentira!

"A perspectiva de obter-se um lucro monetário é a única maneira de motivar as pessoas a estudar, trabalhar, sonhar".
Mentira!


Politizar a vida.
Discutir com o mundo. Discutir o mundo.
Agir coletivamente. Agir organicamente.
Mais filosofia, menos consumo.
Mais essência, menos aparência.
Unir as pessoas por causa das diferenças.
Deixar que as diferenças nos ensinem, nos conectem.
Desta forma, poderemos evitar uma desigualdade radical entre os Homens (econômica e geneticamente falando).


Parabéns, Brasil!
Um milhão de homicídios nos últimos 30 anos!
Um paradoxo global: internacionalmente afamado por sua cordialidade e afabilidade, o povo brasileiro vive em uma terrível guerra civil (na qual os filhos dos pobres morrem todo dia, enquanto os filhos dos ricos estão viajando e estudando no exterior....).
Aplausos às nossas elites políticas e seu ufanismo ridículo e irrealista.
Aplausos às nossas elites intelectuais e econômicas e sua insensibilidade e covardia históricas.
Enfim, aplausos ao nosso persistente autoengano, marca registrada do Brasil.


O sonho dos homens é conquistar o mundo.
O sonho do mundo é ser conquistado pelas mulheres.
O sonho das mulheres é conquistar os homens (o amor deles, o respeito deles, o temor deles, a reverência deles).


A biologia não deve se sobrepor à Cultura.
Violência, competição, vaidade, egoísmo não devem encontrar um campo fértil, ou tornar-se-ão praga, que poderá destruir o mundo. Para aliviar a pesada carga da biologia, devemos cultivar a cooperação, o altruísmo, a justiça, a temperança, a empatia.
Com estes valores, teremos a chance concreta de construir uma nova e melhor civilização.


O sufrágio universal é uma condição necessária para que a democracia funcione, mas não é uma condição suficiente.
Um verdadeiro sistema democrático é uma ideia mais complexa: mecanismos de democracia direta, bons níveis de educação e saúde públicas, acesso à justiça, igualdade de oportunidades para todos, os direitos fundamentais garantidos e o livre desenvolvimento do potencial humano.
Sem isso, não temos uma verdadeira democracia, mas apenas sufrágio universal. Assim, começo a acreditar que democracia e capitalismo são ideias incompatíveis ...


Você é inteligente, ok. Mas a humanidade é mais inteligente que você.
Você é instruído, ok. Mas a humanidade é mais instruída que você.
Agora, se você for justo, a humanidade depende de você.
Agora, se você for moral, a humanidade depende de você.
Agora, se você for bom, a humanidade depende de você.

Socorram as mulheres e socorrerão o mundo.
Socorram as crianças e socorrerão o futuro.


A civilização humana, enquanto sistema socioeconômico, deve fazer basicamente três coisas:
1) oferecer as mesmas condições de vida para todos os cidadãos - igualdade das condições iniciais;
2) tributar mais aqueles que têm maior produtividade (para oferecer melhores condições de vida para aqueles com menor produtividade);
3) proibir a transmissão intergeracional do capital produtivo.
O capitalismo não pode satisfazer nenhuma dessas três condições básicas para a construção de uma civilização justa, pacífica e produtiva.

Você não é especial.
Você é como todo mundo.
Não, não. Estou completamente enganado.
Sim, você é especial!
Mas entenda: você é tão especial quanto todo mundo!


Deus é uma boa idéia? Sim.
Mas a religião, não!

Deus é uma hipótese plausível? Sim.
Mas a religião, não!

A livre iniciativa econômica é uma boa hipótese? Sim.
Mas o capitalismo, não!
O mecanismo de preços livres é uma coisa boa? Sim.
Mas o capitalismo, não!
Acostume-se: a vida é paradoxal!


Outro paradoxo:
Acredite na política;
Não acredite nos políticos.


"Seu trabalho não é relevante", disse um amigo querido.
Sério? Você realmente acha isso?
Então, vamos ver:
Se eu mudar o pensamento de apenas dez pessoas,
mas cada uma delas mudar o pensamento de mais outras dez pessoas, e assim por diante...
Calcule!
Sim, a matemática está do meu lado!
Sim, meu incrédulo amigo, temos uma revolução!


“Você não pode mudar o mundo”. Ok, talvez você esteja certo.
Mas é igualmente impossível viver sem tentar mudá-lo.
A menos que você seja um covarde...


O capitalismo é uma construção social; mais do que isso: o capitalismo é uma crença (mas você pode mudar a sua crença!). O capitalismo não é uma lei natural, não é uma inevitabilidade histórica, não é o fim da história!


A melhor maneira de fazer as pessoas viverem o presente com moderação, sabedoria e inteligência é dar-lhes um futuro com o qual sonhar.
Pessoas sem um futuro percebido podem fazer um inferno do presente (o presente deles, o nosso presente).
Pensem sobre isso, gestores públicos!


Consumo não é a resposta!
Au contraire:consumo é parte do problema!
E o que esperar acerca de um sistema socioeconômico inteiramente baseado em consumo?
Respondo: degradação ambiental e alienação!


Estou começando a desconfiar que o mundo moderno não passa de um hospício onde cada maluco se acha mais importante que seu vizinho (e Deus, dono do estabelecimento, entre gozador e sádico, a gargalhar da nossa fatuidade e vanglória).

Você pode pensar: ele é um ser superior, deve almejar por sucesso, dinheiro, poder. É exatamente o contrário: por ser superior, renuncia ao sucesso, ao dinheiro, ao poder!


Eu tinha dúvidas, que me martirizavam. Até que pude ouvir tuas verdades, pequenas, mesquinhas, acovardadas... E minhas dúvidas passaram a me confortar...


Boa parte dos ditos cômicos e inteligentes são extrapolações da lógica.


Num ambiente onde todos se creem gênios (a não ser que seja uma renomada academia de ciências), possivelmente são todos uns idiotas!


Temos tempo para tudo nessa vida, desde que não nos dediquemos a nada exclusivamente!


Ver e ser visto, antes de esquecer e ser esquecido: traduzi a civilização numa brevíssima consideração!


E se o sonho da palavra for, contraditoriamente, calar na boca?
E se o sonho da palavra for, contraditoriamente, rasgar o papel?
E se a palavra for um fútil exercício de vaidade e arrogância?
E se a palavra – escrita, pronunciada – for a pré-história da comunicação e do entendimento?
E se a palavra estiver prestes a morrer?
E se a mente substituir a palavra?


O Brasil e sua sábia e profícua política do pão e circo: bolsa-família e rede globo.
É, nós vamos ensinar ao mundo inteiro, o que mesmo?


Estar conectado ao mundo inteiro, 24 horas por dia: o melhor caminho de estar por dentro de tudo e não estar entendendo nada... (Salve as quinquilharias tecnológicas!)


BRASIL, A VERDADE TE LIBERTATÁ!
Sobre o Brasil, algumas novas reflexões.
O vexatório paradoxo brasileiro, a pungente contradição brasileira:

1)O Brasil é um dos países mais ricos do mundo (neste momento, a sexta maior economia do mundo), mas uma parte considerável do seu povo é miserável e pobre (não só pelo critério de renda, mas pela falta de acesso a coisas fundamentais à vida como: moradia, saneamento básico, segurança pública, educação, saúde, justiça, cultura, e inclusive emprego formal (isto é o que se chama de pobreza multidimensional; boa parte da população brasileira é multidimensionalmente pobre!);

2)O Brasil até que produz ciência em boa quantidade e de boa qualidade (possivelmente estamos entre os quinze maiores produtores de ciência do mundo), mas nossa educação pública é uma das piores classificadas nos exames internacionais em ciências, leitura e matemática promovidos pelo PISA (educação boa é para os filhos dos ricos, da elite; filho de pobre não merece ser educado; assim, tragicamente, nunca se instaura a verdadeira meritocracia: quando a sociedade pode “colher” os mais talentosos, independentemente de onde venham);

3)O Brasil tem enorme extensão territorial, mas boa parte da população rural do país não tem terra para cultivar, porque a tão fundamental reforma agrária nunca foi efetivamente realizada neste país (quem nunca ouviu falar da luta histórica do MST?) Por isso, boa parcela da nossa miséria e pobreza ocorrem nas zonas rurais. Terra, no Brasil, só para o agronegócio!

4)O Brasil é um país alegre e festivo (ou, pelo menos, aparenta ser) – o país do samba, do futebol, do carnaval - mas, contraditoriamente, seu povo tem práticas de convivência violentas, preconceituosas e corruptas (cuidado com o “jeitinho brasileiro”: serve ao bem se for expressão da nossa criatividade, mas serve ao mal se for expressão da nossa “esperteza”), ou seja, possuímos uma moral ambígua. Claro que isso não é uma inevitabilidade da má genética tupiniquim. Significa, isto sim, que nosso passado é baseado em péssimos “valores” – escravagismo, preconceito e violência veladas, patrimonialismo, corrupção, e que nossa educação formal e familiar vai muito mal se o objetivo é formar cidadãos. Sem mencionar a impunidade, que é praticamente generalizada (menos para os pobres, pretos e pardos) e que oferece um nefasto incentivo e uma péssima sinalização aos nossos comportamentos privados e públicos;

5)O Brasil é o “país do futuro”, mas seu povo vive agrilhoado a um doloroso e nefasto passado. Repitamos: escravidão; violência; passividade política; elites política, intelectual e econômica com péssimas qualidades morais; desigualdade sócio-econômica praticamente imutável; patrimonialismo; nepotismo; coronelismo; corrupção epidêmica; impunidade, etc;

6)O Brasil é possivelmente o maior país católico do mundo (em termos do número de adeptos a esta crença), mas aqui ninguém parece ter ouvido falar das Tábuas da Lei, do Não Matarás e do Não Roubarás (furtarás). Isto é prova da nossa hipocrisia, ou pelo menos da completa ineficácia do discurso moral-religioso como forma de salvar a humanidade;

7)A psique do brasileiro sofre de um mal estranho: a culpabilização do outro e a idealização de si mesmo. Eu sou moral, o meu vizinho é imoral; eu sou probo, o meu vizinho é ímprobo; eu não tenho falhas e culpas, meu vizinho as têm; o país está assim por causa da passividade do meu vizinho, já eu faço tudo o que posso e um pouco mais (é um terrível auto-engano: as pessoas tem de admitir a si mesmas serem menos perfeitas do que supõem; é preciso admitir que se está errado e que se erra para termos a chance efetiva de reparar o erro e não repeti-lo mais).

Acho que posso dizer tudo isso, por desagradável que seja, porque não quero o voto de ninguém, nem os aplausos, ou fazer palestras e vender livros, auferindo lucros generosos, apenas quero contribuir para o debate público nacional, e contribuir assim para que este país, um dia, possa efetivamente ser a grande nação que tem o potencial para ser, com um povo produtivo, feliz e pacífico, vivendo em justiça, comunhão e igualdade (coisas bem distantes do que temos hoje)!


Prefere morrer livre a viver escravo.


Prefere morrer pobre a escravizar alguém.


“Não existe almoço grátis”, a não ser que você seja o almoço...


Só dois tipos de gente não mudam nunca: o mais tolo dos tolos e o mais sábio dos sábios.


Faça o tempo jogar a seu favor: tenha paciência!


Não assina, vaidoso, que a obra não é tua. 
É dessa misteriosa força universal que nos impele a criar.


Passaram-se séculos os homens rogando a Deus para que Ele nos salvasse; com a pós-modernidade, incrível!, tudo inverteu-se: agora é Deus que roga suplicante aos homens para que nós o salvemos!


Toca fogo no mundo! Tocar fogo no mundo não seria um ato tresloucado de contraproducente desespero. Muito pelo contrário: seria um ato de refulgente lucidez e coragem. Porque o mundo está pegando fogo há tempos, e em certos momentos, só fogo é capaz de combater fogo!


Fazer rir é fácil; difícil é fazer pensar.


A natureza é a única artista; nós somos imitadores!


Poucas coisas têm conteúdo mais revolucionário que mulheres que não querem ser damas e homens que não querem ser ricos.


E o verdadeiro “caminho da servidão”, enfim, revela-se: é o governo dos serviçais dos mercados financeiros e das concubinas da plutocracia.

Não acredita no sujeito inteligente: ele é rapidamente cooptado pelo dinheiro. Hoje em dia, para buscar a verdade dos fatos e disseminá-la, é preciso ser mais do que simplesmente inteligente: é preciso ser desinteressado!


Quem deseja ou depende da aprovação alheia (os políticos, p.ex.) só tem um caminho a seguir: mentir, omitir, esconder. Dizer a verdade (ou buscá-la com sofreguidão) é um crime perpetrado somente pelos completamente desinteressados (muitas vezes, expiado com a vida!).


Um problema bastante grave para o mundo são as pessoas que olhando para a coisa não veem nada, enquanto outras olhando para o nada, veem alguma coisa (é isso mesmo, estou falando de inteligência e religião).


Artista é o sujeito que ouve seu coração e segue seus instintos; aquele que ouve a opinião pública e segue (o rastro) do dinheiro é o mercenário!


Inteligente é o sujeito que é lógico; muito inteligente é o sujeito que é lógico e criativo; gênio é o sujeito que é lógico, criativo e audacioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário