sexta-feira, 28 de março de 2014

MEDITAÇÕES 2 - FRASES E PENSAMENTOS, por Tádzio Nanan

É possível, sim, enganar todo mundo, todo o tempo: não é o que faz a rede globo, há décadas, com suas novelinhas diárias (coitado do povo brasileiro)!


Gênio é o sujeito que após fracassar uma centena de vezes, obtém um resultado de sucesso.
Estúpido é o sujeito que desiste após o primeiro fracasso.


É muitíssimo importante para o mundo que você esteja completamente apaixonado, mas completamente apaixonado, mesmo... POR SI MESMO. Apaixone-se por si mesmo e por suas possibilidades!


Liberdade, de verdade, não é quando a gente é livre para ganhar dinheiro (a tão propalada liberdade de empreendimento econômico das economias mercantis); liberdade mesmo é quando a gente pode viver plenamente sem a intermediação dele (do dinheiro); ainda haveremos de conhecer a verdadeira liberdade um dia...


Estamos nivelando por baixo: as mulheres estão querendo se parecer mais com os homens.
Deveríamos nivelar por cima: os homens é que deveriam querer se parecer mais com as mulheres!


Estou começando a achar que o adequado e o producente é exatamente o contrário da experiência histórica: deixemos as mulheres pilotar a máquina pública, as empresas privadas (eca!), e as famílias também, claro.
Homens, acordem, vão pilotar o fogão!


Analogia:
O capitalismo é um atleta que faz uso de esteroides anabolizantes: é exuberante por fora, mas por dentro estão a eclodir tumores diversos. Os tumores do capitalismo (todo mundo já sabe, mas é sempre bom repetir): Fome, miséria, pobreza, desigualdade extrema, violência generalizada, corrupção, desperdícios econômicos (de pessoas e recursos naturais), degradação ambiental, guerras, e a noctígena ideologia que subjaz ao Capital (favorecendo a proliferação dos pecados capitais- cristãos de todo o mundo, uni-vos contra o Capital).


Enquanto persistir o capitalismo e sua burrice civilizatória, o socialismo continuará a ser um dos sonhos do Homem.

O Brasil é um país privilegiado em riquezas naturais, todo mundo sabe.
E a riqueza natural mais valiosa do Brasil, adivinhe leitor... A BUNDA DA BRASILEIRA.
SALVE A BUNDA!

Lixo capitalista: publicidade/propaganda (sistema mundial produtor de mercadorias)
Lixo capitalista: moda
Lixo capitalista: especulação financeira
Lixo capitalista: desastre ecológico
Lixo capitalista: automóvel (passou seu momento histórico – as cidades devem ser planejadas para as pessoas e não para os automóveis)
Lixo capitalista: produtos estéticos
Lixo capitalista: a mídia, em geral, e a mídia especializada em fofoca, em particular
Lixo capitalista: pornografia
Lixo capitalista: consumo de luxo
Lixo capitalista: quinquilharias tecnológicas
Lixo capitalista: sucesso (devemos ofertar/receber reconhecimento)
Lixo capitalista: o show business
Lixo capitalista: caridade, no sentido da esmola – o mundo não poderá ser salvo, jamais será salvo devido à caridade – caridade é propaganda dos ricos e das empresas privadas)
Lixo capitalista: presídios lotados de pobres
Lixo capitalista: violência generalizada (física e psicológica, concreta e simbólica)
Lixo capitalista: a Sociedade do Espetáculo
Lixo capitalista: indústria armamentista
Acredite, leitor, “um outro mundo é possível”, radicalmente novo e infinitamente melhor


As mulheres, para não repetirem os homens, patética e tragicamente, tornando-se uma espécie de macho de segunda categoria, agressivas, competitivas, egocêntricas, vaidosas, arrogantes, acreditando que o propósito da vida é sonhar com poder, dinheiro, status social e consumo conspícuo, terão pela frente uma importantíssima missão histórica e civilizatória a cumprir: ajudar a humanidade a superar o capitalismo e encontrar um novo caminho, radicalmente distinto do que trilhamos nos últimos séculos, baseado em novos valores, pessoais e coletivos. Só assim elas deixarão de ser as eternas escravas, compradas e vendidas no mercado, seus corpos e almas, sua inteligência e sensibilidade. A missão das mulheres não é a de se tornarem pseudo-machos, mas trazer à tona o que elas têm de totalmente seu, de absolutamente único, que a natureza lhes proveu, para tornar a humanidade rica como jamais foi. “Um outro mundo é possível”, sim, e as mulheres jogarão um papel fundamental na construção dele. Mas, para isso, elas tem de encontrar um outro papel para si mesmas (e não repetir paradigmas caducos!), e, revolucionando o mundo, ajudar os homens a se reformularem de uma forma mais nobre e digna.


Analogia:
O capitalismo é do sexo masculino: violento, egocêntrico, ganancioso, depredador, perdulário, irresponsável.
O socialismo é do sexo feminino: pacífico, altruísta, comedido, humanitário, cuidador, cooperativo, co-responsável.
O capitalismo é o passado (assim como o império do homem/macho é o passado – tem que ser!).
O socialismo é o futuro (assim como a civilização do feminino é o futuro – tem que ser!).
Da mesma forma que urge a ascensão da mulher na história, urge a ascensão de um outro projeto civilizatório, o verdadeiro “fim da história”, o socialismo, que inaugurará o primado do bem, do justo, do adequado, do saudável, do moral, do ético.


Socialismo e capitalismo são sistemas socioeconômicos (mas também sistemas políticos, morais e ecológicos) que visam a objetivos completamente distintos: o socialismo tem como meta aumentar os níveis de bem-estar social para todos os indivíduos de uma sociedade, e sua meta prioritária é o Homem e seu desenvolvimento – ninguém será deixado para trás. Já o capitalismo tem como meta aumentar a riqueza material, independentemente de como ela se distribua na sociedade e pelos grupos e classes sociais (a fome, a miséria, a pobreza são resultados aceitáveis neste “modelo”), e, independentemente também dos custos sociais, econômicos, políticos, morais e ecológicos de se produzir esta riqueza. Hoje, temos bastantes evidências de que as consequências necessárias do capitalismo (devido às suas contradições internas) são o desemprego estrutural/tecnológico, a desigualdade de renda, riqueza e oportunidades (que frequentemente chegam a extremos), e uma insustentabilidade econômica e ecológica (“bolhas” financeiras; crises econômicas recorrentes, de curto, médio e longo prazos; falhas de mercado; custos externalizados; desperdícios de diversos tipos (diversificação do produto, consumo conspícuo, etc); poluição da água, solos e ar; degradação ambiental, etc). Uma consequência talvez provável do socialismo (e sua planificação econômica) é um desenvolvimento técnico e tecnológico mais lento se comparado ao de uma economia mercantil (pelo menos, foi isso que demonstrou a experiência histórica – o socialismo real, muito embora ele tenha sido um arremedo de socialismo, completamente degenerado); entretanto, este desenvolvimento técnico e tecnológico jamais será nulo, pois ele depende sobretudo de conhecimento, o que está totalmente contemplado numa sociedade socialista porque o foco fundamental da mesma é o Homem, sua saúde física e mental, o aprimoramento de sua inteligência e caráter, de sua cultura e sensibilidade (artística e humanitária).
Para constatar que o Homem é o melhor investimento, basta ver o resultado esportivo de Cuba nos jogos pan-americanos de 2011 (e nos anteriores também). Ficou em segundo lugar. Mas se analisarmos em termos proporcionais, relacionando o desempenho esportivo à coisas como o PIB per capita, e o tamanho da população, o resultado cubano é ainda mais excepcional, mais excepcional mesmo que o dos Estados Unidos, a maior economia do mundo.
Salve Jesus Cristo!!
Salve Karl Marx!!
Salve el “Che”!!


O amor romântico é sempre um tema meio ridículo porque é sempre um reducionismo pueril do mundo.

Tudo é sério, até que, de repente, fica ridículo;
tudo é ridículo, até que, de repente, fica sério.

A mulher é uma flor com espinhos: todo mundo que cheira também se machuca.

As coisas podem ser exatamente como queremos, desde que os outros nos permitam...

À meia-noite, tudo estará perdido!
Ou, talvez, estejamos apenas começando a encontrar...

Não existe palavra feia, mas descontextualizada.

Prefere ter nada, mas viver tua verdade, a ter tudo e viver num turbilhão de mentiras.

É melhor estar sem rumo na vida, do que estar no rumo errado...

Quando as pessoas deliram sozinhas, dá-se a isso o nome de loucura;
E quando as pessoas deliram coletivamente? Dá-se a isso o nome de civilização!

Não! A vida não é uma corrida de cem metros. E não! A vida também não é uma maratona. Sabe o que é a vida?? Uma marcha atlética: é preciso saber rebolar um pouco, querido!

Um homem é o que ele sonha e abdica.

Eu não acredito em utopias; muito menos acredito num mundo sem elas!

O futuro não são as crianças; o futuro é o que se ensinar a elas!

Olha com desconfiança para os grupos, quaisquer que sejam eles: as pessoas se juntam mais por interesse que por convicção!

Eu não quero ter razão, eu não quero estar certo!
O que quero é fazer um carnaval desse silencioso deserto!

As pessoas merecem um descanso de você, você também merece um descanso das pessoas.
As coisas merecem um descanso de você, você também merece um descanso das coisas.
Deus merece um descanso de você, você também merece um descanso Dele!

Um homem não é só o que ele aprende, mas o que intui; não é só o que ele diz, mas o que cala; não é só o que faz, mas o que sonha; não é só o que acumula, mas o que abdica; não é só o que o faz sorrir, mas o que o faz chorar; não é só por que deita, mas por que levanta; não é só o motivo pelo qual morre, mas o motivo pelo qual mata!

O sujeito pode escrever um livro enorme e não chegar a lugar nenhum, e outro pode escrever um aforismo e chegar ao coração das pessoas!

As necessidades são iguais para todos, mas as capacidades diferem para cada um. O que isto significa? Que em termos de ética, aquele que tem mais capacidade doa uma parte de si e de seu “produto” ao de menor capacidade, e, por isso, mais necessitado!

Cuidado com as maiorias: elas podem estar engessadas pelo medo, pelo ódio, pelos preconceitos, e pelos privilégios!!

O sábio é tão sábio que duvida que é sábio;
e o tolo é tão tolo que jamais se achou tolo!

Dentre as civilizações do mundo, temos a civilização sínica (a china) e a civilização cínica (o ocidente)!

Olhando pro bicho homem, concluo, com pesar, que somos um ser tecnológico, e não um ser filosófico; ansiamos muito mais por entretenimento que por entendimento! Coitados de nós...

Nietzsche tinha razão: tornemo-nos quem somos;
mas há um quebra-cabeça difícil de ser montado até sabermos de nós.

Cuidado vaidoso! Cuidado arrogante!
A terra gira...

A vida é um jogo de risco;
só ganha muito o que aposta tudo (mas os resultados são incertos...).

A palavra é uma ponte ligando mundos de significados.

Só há uma única maneira de um único homem enfrentar, e quiçá vencer, o mundo inteiro; e esta forma é a palavra (escrita e pronunciada).

A cultura “pop”, o mais das vezes, é um patético desfile de vulgaridades;
o “pop” quer dinheiro, e vive da aparência;
a arte exige sonho, delírio, e vive da essência.

Adaptação, para os humanos, na sua melhor acepção, significa aprendizado e tolerância.

O mundo é grande, mas a ganância humana é várias vezes maior (vai faltar mundo pra tanto capitalismo!).

Eu não preciso agradar ninguém, e ninguém precisa agradar-me.
O nome que se dá a isso? Liberdade!

Não confia em um sujeito que não tem amigos;
muito menos confia num sujeito sem inimigos.

Livra-te da opinião pública para poder tornar pública tua opinião!

Deus é o delírio predileto dos homens simplórios, sua droga, vaidade e arrogância;
a razão é o delírio predileto dos homens inteligentes, sua droga, vaidade e arrogância.

“Só sei que nada sei”...
Mas, de uma coisa, uma coisinha só, eu sei com certeza:
Que você nada sabe também!

Qual foi a coisa mais sensata que você já fez? Acreditar nos outros.
Qual foi a coisa mais absurda que você já fez? Acreditar nos outros.

Qual foi a coisa mais inteligente que você já fez?
Falar a verdade.
Qual foi a coisa mais estúpida que você já fez?
Falar a verdade.

Vida após a morte deve existir, sim!
Não seria um delírio maior do que a vida, em si mesma!
Viver é a coisa mais delirante que eu conheço!

O homem mais importante da história teve apenas doze seguidores, que o ajudaram a propagar sua mensagem virtuosa e revolucionária.
Hoje em dia, nas redes sociais, há renomados idiotas com milhões de seguidores, e sem mensagem alguma para disseminar... Idiotas seguindo idiotas... Olhando por este prisma, até que faz sentido!

É debalde a complexidade d'alma feminina!
Porque elas têm de lidar com o animal mais simples que existe:
O HOMEM!

É paradoxal!
Quanto mais eu aprendo sobre física e biologia, mais acho a vida sobrenatural!

Bastava um conselho para salvar a humanidade (se todas as pessoas o seguissem à risca): põe os pés no chão e a mão na consciência.

“Conhecimento é poder”, já dizia Sir Francis Bacon.
E sabedoria, como você a definiria, em uma palavra?
Eu simpatizo com a palavra renúncia.

Nossa civilização é a civilização do prevalecer sobre o outro.
Não seria melhor a civilização do compartilhar junto aos outros?

Para viver, basta nascer.
Mas, para VIVER! é preciso coragem.

Você pode escolher (mas, lembre-se, será julgado no futuro por esta escolha):
o fácil caminho do aplauso acrítico e do sucesso imediato;
ou o difícil percurso em busca da verdade e da justiça.

O Nó Górdio é o talento, a inteligência, o esforço laborioso;
a espada do Alexandre é o poder, a força bruta, a vaidade!

É uma conta que não fecha:
todo mundo quer atenção, mas pouca gente está disposto a oferecê-la!

O que há em comum entre o herói e o maluco?
O delírio! Todo herói é um delirante! (Jesus Cristo, “Che” Guevara, etc)

Eu poderia acertar sempre;
mas, prefiro errar para me manter modesto!!

A metade rica do mundo acha que o dinheiro é a salvação (ou a Salvação);
a metade mais pobre tem certeza!

O sábio acha que há muita coisa para aprender;
o tolo acha que aprendeu muita coisa!

As pessoas são de dois tipos: do tipo que faz sombra e do tipo que vive sob a sombra alheia!

Tanto barulho, tanta correria, tanta confusão...
Só porque a morte está chegando um pouquinho mais perto todo dia!

Eu não sou pessimista: tenho olhos e ouvidos!

Às vezes, penso que sexo é a coisa mais infantil que dois adultos podem fazer juntos!

Pobre dos homens: tão longe de Deus, tão perto das mulheres!
(para ler com entendimento: tão longe da tranquilidade, e tão perto da tentação).

Na vida, tudo é relativo: tudo depende de tudo!

Vá rápido, para poupar tempo e fazer mais coisas;
mas, vá devagar também para apreciar o sabor delas!

As pessoas melhores preocupam-se com o outro;
as piores, com o ouro!

“No sétimo dia, Deus descansou”...
E desde então, nunca mais acordou!

Novo projeto de civilização, novo projeto de ser humano:
renuncia à religião, mas mantém a espiritualidade;
renuncia à família, mas ama teu próximo;
renuncia ao Capital (dinheiro, vaidade, poder, cobiça), mas labuta bastante (concorde teus talentos e vocações);
renuncia aos bens materiais, mas busca experiências de vida.

Nega absolutamente tudo que existe!Tudo!
Somente uma novíssima e originalíssima compreensão do mundo e da vida poderá produzir uma vida melhor, uma civilização melhor, efetivamente.

Precisamos menos de um futuro repleto de novas tecnologias que de um futuro repleto de novos valores, pessoais e coletivos.

Humor bom tem um efeito colateral interessante: causa bom humor.

O problema não somos NÓS; NÓS merecemos TUDO!
O problema são ELES; ELES não merecem NADA!

Não existe sujeito mais inteligente que aquele que faz tudo certinho, como manda o figurino, nos propícios tempos;
e não existe sujeito mais cretino!

Existem somente três interpretações do mundo: a nossa, a dos outros, e a correta!

Pensar a história é complicado; muito mais complicado é sofrer as consequências dela!

Só uma coisa é mais chata que o pseudo-intelectual: um intelectual de verdade!

Alguém precisa dizer pra gente: você é ridículo, porque sozinhos não temos a capacidade de perceber. Então, lá vai: VOCÊ É RIDÍCULO!

Seja ridículo; a sociedade exime os ridículos de várias obrigações enfadonhas.

É uma característica dos tolos levar tudo muito a sério, levar-se muito a sério; é porque eles acham que detêm a VERDADE e a VERDADE é o troço mais sério do mundo!

Uma das características do tolo é que ele se acha mais esperto que os outros; por isso, fala tanto e ouve tão pouco (nossa, como é parecido comigo...).

Um dia, ainda vou ser tudo o que quero;
é porque nunca quis ser muita coisa...

O sentido da história pode muito bem ser a superação da história!

Já percebeu que a nossa verdade particular é sempre uma ofensa pessoal para alguém?

Para pensar em nós mesmos precisamos apenas dos nossos instintos (animais que somos).
Mas, para pensar nos outros, no conjunto, na totalidade, precisamos de caráter (cidadãos que devemos ser).

Tenha medo da negrura da morte;
mas, tenha mais medo do cinza da vida.

Tenha medo da fúria de Deus;
mas, tenha mais medo da fúria dos homens.

Não ponha preço nas suas convicções;
ponha convicções no seu preço!

Temos de acreditar que as coisas que fazemos são boas, e, ao mesmo tempo, temos de tentar fazê-las cada vez melhor.

Pretensiosos tentando provar que Deus existe;
pretensiosos tentando provar que Deus não existe;
o mundo estaria melhor sem eles (e sem Ele!).

Os pretensiosos que querem saber sobre tudo têm como maldição acabar ignorando o essencial...

Coitado do estudioso tentanto ser gênio: o 1% que o separa da genialidade não poderá nunca ser aprendido, pois deve ser apreendido, pura intuição que é!

Estudar é uma coisa engraçada: quando muito você consegue superar algum pensador do passado, sabendo, antecipadamente, que será superado por algum pensador do futuro...

Fazer o tolo rir é fácil: é só colocar um espelho na frente dele!
O sábio também ri, gargalha bastante, escondido no banheiro, dos tolos que acreditam em sua sapiência...

Quando eu morrer, peço encarecidamente, deixem tudo, mas tudo mesmo, tudo o que não tenho para os meus inimigos.

Dois talentos às avessas: dizer coisas que não significam nada parecer significar alguma coisa; e dizer coisas que significam alguma coisa parecer não significar nada!

O futebol é o único esporte no qual o sujeito erra 80% das vezes, acerta 20%, e é considerado gênio; enquanto em outros esportes, o sujeito acerta 80% das vezes, erra 20%, e é considerado medíocre!

Sorria! Sorrir é de graça, mas faz o mundo mais rico (de alegria).

Provocação às mulheres (ou um elogio aos homens):
Os homens são geniais; as mulheres, geniosas!

Provocação aos homens (ou um elogio às mulheres):
Uma das principais dificuldades da civilização não é a questão de gênero, mas de espécie: a mulher é gente; o homem, não; o homem ainda é bicho!

Tem gente que nunca precisou se encontrar, porque nunca esteve perdida. Bom pra eles!
Mas, a impressão que me fica, é que estas almas devem ser tão vazias, tão frias quanto o universo vagando na infinitude escura...

O cobarde não gosta muito da liberdade de expressão, porque apesar de cobarde é sagaz.
Ele intui que a liberdade de expressão é uma faca de dois gumes: far-te-á bons amigos e uma multidão de inimigos, abrir-te-á portas e te fechará outras tantas (e ele quer “terreno livre” para estar a serviço de quem pagar mais)

Não acredita no sujeito que quer, antes de tudo, sucesso e dinheiro. Por um motivo bem simples: ele usará de todos os meios disponíveis, inclusive os ilícitos, de toda sorte de jogos e trapaças, para obtê-los. Alia-te aos que, tendo um sonho, talento ou vocação, realizam-nos esforçadamente, torcendo por algum reconhecimento e dinheiro no bolso.

A coisa é simples: os “homens de negócio” avaliam a melhor forma de investir seus capitais e lucrar abundantemente, depois vendem as idéias que tiveram como interessantes, inteligentes, justas e necessárias (o que não é verdade, na maioria das vezes); e você, tão ingênuo, cai na armadilha minuciosamente preparada por eles...

Eu faço questão de discordar!
Discordo veementemente...
De mim mesmo, diariamente!

“O homem é um animal político”.
Pena que esteja mais para um Paulo Maluf que para um Leonel Brizola...

Eles podem te ignorar porque não gostam de ti;
Ou porque se odiariam por gostar de ti!

O humor burro é baseado em preconceitos sociais.
O humor inteligente é baseado em... Preconceitos intelectuais.

O artista talentoso alimenta a alma alheia com seu mal-estar.
O medíocre alimenta su'alma provocando o mal-estar alheio!

Tantas informações, e tão pouca capacidade de concatená-las...

O tempo te ensinará muitas coisas; muito tempo te fará esquecê-las...

Os homens de fé são crianças assustadas em meio à noite escura. Eles choram, chamando por seu Pai, mas o pai deles sumiu-se na mesma noite que eles temem, o pai deles é um pai ausente...

As mulheres que perdoem os homens, mas “beleza é fundamental”!
Os homens que perdoem as mulheres, mas dinheiro é fundamental!

Alguém me admoestou:
Não faça piada com as coisas da vida, que são coisas sérias!
E gargalhei da sua intelectual miséria!

Alguém me admoestou:
É pecado dizer o nome de Deus em vão!
Por tal sandice dei-lhe o meu perdão!

Ídolos são ótimos... Mortos e enterrados!

Há que se diferenciar Homem com H maiúsculo, de alguém que simplesmente porta um pênis...

Desconfia do teu próximo.
Ele é tão volúvel quanto tu mesmo.

O ser mais ajuizado do universo – a mulher, casa com o bicho mais despojado – o homem... Acaba que funciona: um empresta ao outro o que lhe falta.

A diferença entre o homem e a mulher é sutil no significado, mas faz toda a diferença: o homem é bárbaro, já a mulher é bárbara!

Para consumir mais do que precisa (otário!), você trabalha mais do que o necessário (escravo!), fica doente mais do que o comum (de besta!), e morre antes do tempo (ó, coitado!)...
Não seria melhor trocar o consumo supérfluo por mais lazer, saúde e anos de vida?

Para que chegasses aí no alto, companheiro, precisaste de uma coisa chamada civilização.
Agora, retribui, civilizadamente!

A sua importância para o mundo, para a história, é zero, meu amigo!
Mas nem por isso você deve tornar-se um zero à esquerda! Sonhe! Mexa-se! Aconteça!

A especulação filosófica nunca fez mal a ninguém.
Já a especulação financeira...

Tens razão: quem sou eu para oferecer conselhos!?
Mas, me diz uma coisa: quem és tu para recusá-los, de antemão?!

Livra-te da dependência: das drogas, da comida, do dinheiro, do consumo, da atenção dos outros. Livra-te da dependência de Deus, também. Liberta-te das velhas visões para ter outras novas.

A nossa vida é muito importante para nós, claro!
Já a nossa morte é muito importante para a civilização!

A nossa morte é Deus oferecendo aos nascituros uma garantia de melhor vida.

Não acredita num Deus que não gargalha!

As coisas que digo fazem sentido? Não sei...
E por acaso a vida faz?

E se a vida for um sonho, e a morte, o despertar?

Eu poderia citar uma centena de gênios, mas o gênio que mais gosto de citar sou eu mesmo!

ELASTICIDADE-PIB DO CONHECIMENTO:
Quanto varia (aumenta ou diminui) a produção de conhecimento de boa qualidade, medido em termos de patentes registradas e artigos científicos publicados em grandes revistas, por ano, a cada 1% de crescimento ou decrescimento do PIB/ano.

A morte faz todo o sentido.
O que não faz sentido algum é a vida!

A vida? A vida é ótima!
O Homem é que é uma m...!

As mulheres, geralmente, têm “fibra moral”; os homens, geralmente, têm dupla moral!

A terceira guerra mundial pode muito bem ser a guerra entre os sexos...

O entendimento entre os homens dar-se-á... Quando as mulheres assumirem todo o poder.

Geralmente, o juízo que o homem tem pertence à mulher dele...

É verdade que alguns homens vivem no futuro, mas, convenhamos, no máximo alguns meses à frente (e seguidos de perto por uma multidão de outros homens, ousados, imaginativos, iconoclastas, que não estão preocupados em fazer fortuna, mas sim em realizar seus sonhos)

A tecnologia, assim como o dinheiro, estão sujeitos à lei da utilidade marginal decrescente. Os gênios empreendedores, definitivamente, aceleram a história; mas, atenção: acelerar a história nem sempre é sinônimo de torná-la melhor! E se a história fosse mais devagar, que mal teria? Duvido que fôssemos menos felizes.

Acaba que os privilégios de uns custam os direitos fundamentais da maioria: é, amigo, a civilização é simples (e injusta) assim!

Você pode até ter tido ótimos professores, mas nenhum melhor do que a vida, o tempo e a experiência.

O único professor que existe chama-se Dr. Cérebro.

Com a morte rondando, alívio é se fazer acompanhar.

Ele sempre teve uma melancolia de quem morre cedo.

Compreende o útil, ignora o fútil.

Você não é inadequado.
Os outros é que ainda não lhe enxergaram na sua integralidade.

Talvez não seja sua mediocridade que lhe impeça de bem viver, mas sua covardia.

Entre o que o brasileiro pensa que é, o que ele é de fato e o que aparenta ser vai uma biblioteca de teses antropológicas e sociológicas...

Às vezes, ignora o que afirmam os que te amam.
Às vezes, presta atenção no que afirmam os que te odeiam.

E se as coisas forem uma combinação infinita das mesmas variáveis: tudo muda, o tempo todo, mas tudo permanece sempre igual?

E se felicidade for:
renunciar, mais do que ter;
ignorar, mais do que conhecer;
dar, mais do que receber;
calar, mais do que dizer?

O pessimista afirma que a civilização na qual vivemos é um reflexo do que é o Homem (se ela é mau, é porque somos maus); já o otimista afirma que o Homem é um reflexo da civilização na qual vivemos (se a tornarmos melhor, só o nosso melhor irá aflorar)

Muita técnica para pouco coração.
Muito coração para pouca técnica.

Todo mundo quer destacar-se do comum; este é concomitantemente todo o bem e todo o mal da civilização.

Viver é desejar, e desejar é sofrer. E daí? Sofre, deseja, vive!

Nossas crenças, com ou sem fundamentação, são oásis no deserto escaldante das incertezas do mundo e da vida.

O conhecimento desencanta o mundo. Então, deve ser para isso que serve a arte: para reencantá-lo.

Pensar esclarece, mas também confunde. Quer ter logo um montão de certezas? Escolha-as...

Meus vastíssimos conhecimentos em economia me permitem afirmar: a propriedade privada é a salvação do mundo... ou sua perdição!

Tanto conhecimento sobre o mundo, tanta ignorância sobre si mesmo...

Se você fala pouco, o pouco que sabe pode ser muito.
Se você fala muito, o muito que sabe pode ser pouco.

Todo mundo tem sempre o melhor argumento... geralmente um dia após o debate.

Eu sabia bastante; mas isso foi antes, quando eu não sabia que ignorava tanto...

Será um paradoxo saber que se ignora?

O sábio estuda para dizer da forma mais simples possível algo que é verdadeiramente complexo. O tolo estuda para dizer da forma mais complexa possível algo que é verdadeiramente simples.

Sou um artista e crio sentido para as coisas; outras pessoas são radicalmente diferentes de mim: elas querem que as coisas façam sentido.

Os cientistas explicam o mundo; os artistas emprestam-lhe significados.

Os cientistas descobrem verdades válidas para todos; mas eu prefiro os artistas que oferecem para cada um de nós uma verdade.

O mundo é muito grande para a paz, e muito pequeno para a guerra.

Alguns homens sonham com o futuro.
Outros homens, o futuro sonha com eles.

Algumas pessoas afirmam que o entusiasmo humano provem da perspectiva de receber um lucro, sobretudo o pecuniário (é a ideologia do Capital); outras pessoas afirmam que o entusiasmo humano provem de Deus (seria a centelha divina); já eu afirmo que o entusiasmo é ínsito ao humano (e provem da nossa natureza, curiosa e interrogativa, que foi como a Evolução nos fez). E é por esse singelo motivo que sustento que poderíamos construir uma civilização sem Deus, sem religião (Deus existe, mas não pode nem deve ser um assunto a ser tratado pelos humanos), e mais ainda, libertar-nos do jugo do dinheiro, do lucro, do Capital!

Ser feliz é tão difícil: depende muito das coisas que estão fora de nós.
Ser feliz é tão fácil: depende muito das coisas que estão dentro de nós.

Já percebeu como o mundo é uma “aldeia global” quando se trata de ganhar dinheiro e fazer fortunas, e é de uma imensidão quase infinita quando se trata de ampliar direitos e oportunidades?

Eu não pude corresponder às expectativas alheias; mas tudo bem, eu já os perdoei por isso...

Um dia o Homem entenderá tudo, e então a vida será tão simples como quando ele não entendia nada.

Eu prefiro ser simples e estar correto a ser hermético e estar errado.

Todo mundo tem algo importante a dizer... ou não!
Talvez dizer é que seja algo importante!

Você pode mudar o mundo, é claro!
Você só não pode mudá-lo como gostaria!

Mudar o mundo até que é possível, de uma ou outra maneira.
O verdadeiro problema é mudar o ser humano (comportamento e motivações). Será possível?

Os hipócritas, tão empenhados que são, vão acabar salvando o mundo da verdade!

Sem dúvida, a melhor parte da juventude é quando você começa... a envelhecer!

Eu acredito na humanidade 8 horas por dia.
Aí, eu acordo...

A fé dos jovens na humanidade é comovente; eu choro... de rir!

O silêncio dos cobardes pesa uma tonelada sobre seus próprios ombros.

Apenas o Amor pode salvar o Homem das garras do Mundo, apenas o Amor pode salvar o Mundo das garras do Homem. O problema reside no fato de que o Amor é muito mais uma construção moral, intelectual e emocional do que uma condição inerente a todos os homens, todo o tempo.

A internet é do exato tamanho da cabeça de cada internauta.

Somos nós humanos tão insignificantes, mas tão insignificantes, que à certa altura começamos a desconfiar que não pode ser só isso (“a vida será este acaso tragicômico?”), e autocomplacentemente inventamos um milhão de significados (onde provavelmente não existe nenhum!)

Antes de salvar o mundo é preciso entedê-lo.
O curioso é que, depois de entender o mundo, a maioria das pessoas desiste de salvá-lo (acabaram “caindo na real”...)

Tem gente que dedica a vida inteira a achar uma verdadezinha qualquer...
Já eu prefiro desmascarar uma centena de grandes mentiras!

Fique atento: os pecadores mais perniciosos escondem-se atrás de uma carinha mansa e um discurso virtuoso...

“A voz do povo é a voz de Deus”...
Blá-Blá-Blá...
Sequer existe povo, sequer existe Deus...

As pessoas inteligentes produzem; as esforçadas, comandam; os medíocres, labutam...

Os que bradam geralmente não têm argumentos, e os que sussurram duvidam deles...

Liberdade, em última instância, é ofertar as mesmas oportunidades aos radicalmente opostos.

Faço questão de ferir seus ouvidos com a minha verdade.
E como sou um democrata, permito-lhe retribuir na mesma moeda.

Renuncie à avareza, mas poupe
Renuncie à luxúria, mas goze
Renuncie à ira, mas reaja
Renuncie à gula, mas nutra-se
Renuncie à vaidade, mas limpe-se
Renuncie à soberba, mas goste-se
Renuncie à inveja, admire

O Homem: tão intelectualmente capaz, tão emocionalmente confuso!

Liberdade é escolha, escolha gera responsabilidade, e responsabilidade gera intranquilidade.
Como é bom, às vezes, seguir a correnteza, não é?

Música é a matemática assobiando.

Ser bom não é garantia de que tudo vá bem;
ser mau não é garantia de que tudo vá mal.

As nuvens mudam de forma rapidamente mas continuam sendo constituídas dos mesmos elementos; analogamente, muitas das mudanças da contemporaneidade, sobretudo as mudanças de fundo tecnológico, são meramente aparentes (não se deixe enganar tão facilmente: a infra-estrutura social, política, econômica e cultural ainda está lá praticamente intacta, e muitas vezes é urgente mudá-las...)

O mundo é um circo, e ele está pegando fogo há tempos...

A segunda coisa mais chata do mundo é o sujeito que se acha inteligente, sem ser.
A primeira, é o sujeito que se acha inteligente, e é!

Com tanta mulher errada por aí, pra que eu vou querer achar a certa??

Há os grandes filósofos da ética, da lógica, da política, da linguagem, da metafísica, da epistemologia...
Mas nem de longe eles se comparam aos geniais filósofos do... futebol!!

Não confia num homem que não chora nunca.
Mas também não confia se ele começar a chorar demais.

A tecnologia nos fará imortais. E ainda vamos nos arrepender muito disso...

Dou-lhe uma chance apenas para você adivinhar que grupo radical, terrorista e fundamentalista tem feito mais mal aos EUA e ao povo americano na última década? Pensou na Al-Qaeda? Errou!! O partido republicano!! Os malandros levaram os EUA à guerras desnecessárias, injustas e mentirosas, geraram déficits gigantescos nas contas públicas (pelo excessivo endividamento), aumentaram a pobreza e a desigualdade sócio-econômica, diminuiram o financiamento aos programas sociais enquanto ofereciam isenção de impostos aos mais ricos, o que transformou a economia americana numa “plutonomy”...
Ostracismo ao Tea Party e aos picaretas fundamentalistas de mercado!!

Se o Estado brasileiro é habitado por corruptos é devido a um motivo bem simples: o setor privado brasileiro está transbordando de corruptores (Óbvio não é? Mas pouca gente se dá conta: falam mal do Estado, dos políticos, e esquecem empresários e o setor privado, este último divinizado pelos idiotas fundametalistas de mercado!)

A cada nova geração a civilização recomeça,
E a esperança remoça

A cada manhã, você nasce de novo, a civilização nasce de novo, as possibilidades são infinitas de novo

O conhecimento é um terceiro olho, pelo qual se vê as leis do universo funcionando.

É tão injusta (e dorida) a contabilidade da vida: 15 minutos de fama e uma eternidade de esquecimento...

Alguém já disse: “O que faremos aqui ecoará pela Eternidade”.
Ledo engano: a Eternidade, meus amigos, não tem memória!

O Coringa tinha uma dose de razão:
Dane-se o Estado, a Lei, a Sociedade, o Povo!
Eu quero o Caos! Eu quero o Caos! Eu quero o Caos!
Apenas dele pode surgir o inteiramente novo!
Apenas dele pode surgir o inteiramente outro!

Velho e inelutável castigo dos deuses olímpicos:
A humanidade é uma escada de Penrose: segue por diferentes caminhos para chegar sempre no mesmo lugar!!

Grandes homens nem sempre são homens bons (a história está cheia deles...).
Mas homens bons serão sempre grandes homens!

A necessidade não satisfeita arma-se para destruir o mundo... (Terá razão, às vezes...)

Se você não vê beleza na tragédia, você estará perdendo a exuberante beleza que se esconde no delírio, na loucura, no acaso, no ocaso, na ambição desmedida, no ato de coragem tresloucada, nas flamejantes e incoerentes paixões humanas...

Uma vida sem tragédias é maravilhosa!
Mas uma vida perpassada de tragédias é mais que isso: é profunda, complexa, completa!

Se você acha que a vida é uma competição, você pegou o espírito da coisa (é o reino da biologia e do capitalismo...).
Mas, se você acha que a vida é só competição, falta-lhe, compadre, uma coisa chamada espírito!

A cada manhã, você nasce de novo, a civilização nasce de novo, as possibilidades são infinitas de novo

A cada nova geração a civilização recomeça,
E a esperança remoça

Dou-lhe uma chance apenas para você adivinhar que grupo radical, terrorista e fundamentalista tem feito mais mal aos EUA e ao povo americano na última década? Pensou na Al-Qaeda? Errou!! O partido republicano!! Os malandros levaram os EUA à guerras desnecessárias, injustas e mentirosas, geraram déficits gigantescos nas contas públicas (pelo excessivo endividamento), aumentaram a pobreza e a desigualdade sócio-econômica, diminuiram o financiamento aos programas sociais enquanto ofereciam isenção de impostos aos mais ricos, o que transformou a economia americana numa “plutonomy”...
Ostracismo ao Tea Party e aos picaretas fundamentalistas de mercado!!

Se o Estado brasileiro é habitado por corruptos é devido a um motivo bem simples: o setor privado brasileiro está transbordando de corruptores (Óbvio não é? Mas pouca gente se dá conta: falam mal do Estado, dos políticos, e esquecem empresários e o setor privado, este último divinizado pelos idiotas fundametalistas de mercado!)

O mundo é um circo, e ele está pegando fogo há tempos...

A segunda coisa mais chata do mundo é o sujeito que se acha inteligente, sem ser.
A primeira, é o sujeito que se acha inteligente, e é!

Com tanta mulher errada por aí, pra que eu vou querer achar a certa??

Há os grandes filósofos da ética, da lógica, da política, da linguagem, da metafísica, da epistemologia...
Mas nem de longe eles se comparam aos geniais filósofos do... futebol!!

Não confia num homem que não chora nunca.
Mas também não confia se ele começar a chorar demais.

A tecnologia nos fará imortais. E ainda vamos nos arrepender muito disso...

Tem gente que dedica a vida inteira a achar uma verdadezinha qualquer...
Já eu prefiro desmascarar uma centena de grandes mentiras!

Fique atento: os pecadores mais perniciosos escondem-se atrás de uma carinha mansa e um discurso virtuoso...

“A voz do povo é a voz de Deus”...
Blá-Blá-Blá...
Sequer existe povo, sequer existe Deus...

As pessoas inteligentes produzem; as esforçadas, comandam; os medíocres, labutam...

Os que bradam geralmente não têm argumentos, e os que sussurram duvidam deles...

Liberdade, em última instância, é ofertar as mesmas oportunidades aos radicalmente opostos.

Faço questão de ferir seus ouvidos com a minha verdade.
E como sou um democrata, permito-lhe retribuir na mesma moeda.

Renuncie à avareza, mas poupe
Renuncie à luxúria, mas goze
Renuncie à ira, mas reaja
Renuncie à gula, mas nutra-se
Renuncie à vaidade, mas limpe-se
Renuncie à soberba, mas goste-se
Renuncie à inveja, admire

O Homem: tão intelectualmente capaz, tão emocionalmente confuso!

Liberdade é escolha, escolha gera responsabilidade, e responsabilidade gera intranquilidade.
Como é bom, às vezes, seguir a correnteza, não é?

Música é a matemática assobiando.

Ser bom não é garantia de que tudo vá bem;
ser mau não é garantia de que tudo vá mal.

As nuvens mudam de forma rapidamente mas continuam sendo constituídas dos mesmos elementos; analogamente, muitas das mudanças da contemporaneidade, sobretudo as mudanças de fundo tecnológico, são meramente aparentes (não se deixe enganar tão facilmente: a infra-estrutura social, política, econômica e cultural ainda está lá praticamente intacta, e muitas vezes é urgente mudá-las...)

Antes de salvar o mundo é preciso entedê-lo.
O curioso é que, depois de entender o mundo, a maioria das pessoas desiste de salvá-lo (acabaram “caindo na real”...)

O silêncio dos cobardes pesa uma tonelada sobre seus próprios ombros.

Apenas o Amor pode salvar o Homem das garras do Mundo, apenas o Amor pode salvar o Mundo das garras do Homem. O problema reside no fato de que o Amor é muito mais uma construção moral, intelectual e emocional do que uma condição inerente a todos os homens, todo o tempo.

A internet é do exato tamanho da cabeça de cada internauta.

Somos nós humanos tão insignificantes, mas tão insignificantes, que à certa altura começamos a desconfiar que não pode ser só isso (“a vida será este acaso tragicômico?”), e autocomplacentemente inventamos um milhão de significados (onde provavelmente não existe nenhum!)

Sem dúvida, a melhor parte da juventude é quando você começa... a envelhecer!

Eu acredito na humanidade 8 horas por dia.
Aí, eu acordo...

A fé dos jovens na humanidade é comovente; eu choro... de rir!

Já percebeu como o mundo é uma “aldeia global” quando se trata de ganhar dinheiro e fazer fortunas, e é de uma imensidão quase infinita quando se trata de ampliar direitos e oportunidades?

Eu não pude corresponder às expectativas alheias; mas tudo bem, eu já os perdoei por isso...

Um dia o Homem entenderá tudo, e então a vida será tão simples como quando ele não entendia nada.

Eu prefiro ser simples e estar correto a ser hermético e estar errado.

Todo mundo tem algo importante a dizer... ou não!
Talvez dizer é que seja algo importante!

Você pode mudar o mundo, é claro!
Você só não pode mudá-lo como gostaria!

Mudar o mundo até que é possível, de uma ou outra maneira.
O verdadeiro problema é mudar o ser humano (comportamento e motivações). Será possível?

Os hipócritas, tão empenhados que são, vão acabar salvando o mundo da verdade!

Ser feliz é tão difícil: depende muito das coisas que estão fora de nós.
Ser feliz é tão fácil: depende muito das coisas que estão dentro de nós.

Algumas pessoas afirmam que o entusiasmo humano provem da perspectiva de receber um lucro, sobretudo o pecuniário (é a ideologia do Capital); outras pessoas afirmam que o entusiasmo humano provem de Deus (seria a centelha divina); já eu afirmo que o entusiasmo é ínsito ao humano (e provem da nossa natureza, curiosa e interrogativa, que foi como a Evolução nos fez). E é por esse singelo motivo que sustento que poderíamos construir uma civilização sem Deus, sem religião (Deus existe, mas não pode nem deve ser um assunto a ser tratado pelos humanos), e mais ainda, libertar-nos do jugo do dinheiro, do lucro, do Capital!

Alguns homens sonham com o futuro.
Outros homens, o futuro sonha com eles.

O mundo é muito grande para a paz, e muito pequeno para a guerra.

Sou um artista e crio sentido para as coisas; outras pessoas são radicalmente diferentes de mim: elas querem que as coisas façam sentido.

Os cientistas explicam o mundo; os artistas emprestam-lhe significados.

Os cientistas descobrem verdades válidas para todos; mas eu prefiro os artistas que oferecem para cada um de nós uma verdade.

Pensar esclarece, mas também confunde. Quer ter logo um montão de certezas? Escolha-as...

Meus vastíssimos conhecimentos em economia me permitem afirmar: a propriedade privada é a salvação do mundo... ou sua perdição!

Tanto conhecimento sobre o mundo, tanta ignorância sobre si mesmo...

Se você fala pouco, o pouco que sabe pode ser muito.
Se você fala muito, o muito que sabe pode ser pouco.

Todo mundo tem sempre o melhor argumento... geralmente um dia após o debate.

Eu sabia bastante; mas isso foi antes, quando eu não sabia que ignorava tanto...

Será um paradoxo saber que se ignora?

O sábio estuda para dizer da forma mais simples possível algo que é verdadeiramente complexo. O tolo estuda para dizer da forma mais complexa possível algo que é verdadeiramente simples.

Muita técnica para pouco coração.
Muito coração para pouca técnica.

Todo mundo quer destacar-se do comum; este é concomitantemente todo o bem e todo o mal da civilização.

Viver é desejar, e desejar é sofrer. E daí? Sofre, deseja, vive!

Nossas crenças, com ou sem fundamentação, são oásis no deserto escaldante das incertezas do mundo e da vida.

O conhecimento desencanta o mundo. Então, deve ser para isso que serve a arte: para reencantá-lo.

O pessimista afirma que a civilização na qual vivemos é um reflexo do que é o Homem (se ela é mau, é porque somos maus); já o otimista afirma que o Homem é um reflexo da civilização na qual vivemos (se a tornarmos melhor, só o nosso melhor irá aflorar)

E se felicidade for:
renunciar, mais do que ter;
ignorar, mais do que conhecer;
dar, mais do que receber;
calar, mais do que dizer?

E se as coisas forem uma combinação infinita das mesmas variáveis: tudo muda, o tempo todo, mas tudo permanece sempre igual?

Às vezes, ignora o que afirmam os que te amam.
Às vezes, presta atenção no que afirmam os que te odeiam.

Acaba que os privilégios de uns custam os direitos fundamentais da maioria: é, amigo, a civilização é simples (e injusta) assim!

Você pode até ter tido ótimos professores, mas nenhum melhor do que a vida, o tempo e a experiência.

O único professor que existe chama-se Dr. Cérebro.

Com a morte rondando, alívio é se fazer acompanhar.

Ele sempre teve uma melancolia de quem morre cedo.

Compreende o útil, ignora o fútil.

Você não é inadequado.
Os outros é que ainda não lhe enxergaram na sua integralidade.

Talvez não seja sua mediocridade que lhe impeça de bem viver, mas sua covardia.

Entre o que o brasileiro pensa que é, o que ele é de fato e o que aparenta ser vai uma biblioteca de teses antropológicas e sociológicas...

É verdade que alguns homens vivem no futuro, mas, convenhamos, no máximo alguns meses à frente (e seguidos de perto por uma multidão de outros homens, ousados, imaginativos, iconoclastas, que não estão preocupados em fazer fortuna, mas sim em realizar seus sonhos)

A tecnologia, assim como o dinheiro, estão sujeitos à lei da utilidade marginal decrescente. Os gênios empreendedores, definitivamente, aceleram a história; mas, atenção: acelerar a história nem sempre é sinônimo de torná-la melhor! E se a história fosse mais devagar, que mal teria? Duvido que fôssemos menos felizes.

A terceira guerra mundial pode muito bem ser a guerra entre os sexos...

O entendimento entre os homens dar-se-á... Quando as mulheres assumirem todo o poder.

Geralmente, o juízo que o homem tem pertence à mulher dele...

A morte faz todo o sentido.
O que não faz sentido algum é a vida!

A vida? A vida é ótima!
O Homem é que é uma m...!

Eu poderia citar uma centena de gênios, mas o gênio que mais gosto de citar sou eu mesmo!

A nossa vida é muito importante para nós, claro!
Já a nossa morte é muito importante para a civilização!

A nossa morte é Deus oferecendo aos nascituros uma garantia de melhor vida.

Não acredita num Deus que não gargalha!

As coisas que digo fazem sentido? Não sei...
E por acaso a vida faz?

Para consumir mais do que precisa (otário!), você trabalha mais do que o necessário (escravo!), fica doente mais do que o comum (de besta!), e morre antes do tempo (ó, coitado!)... Não seria melhor trocar o consumo supérfluo por mais lazer, saúde e anos de vida?

Para que chegasses aí no alto, companheiro, precisaste de uma coisa chamada civilização.
Agora, retribui, civilizadamente!

A especulação filosófica nunca fez mal a ninguém.
Já a especulação financeira...

Tens razão: quem sou eu para oferecer conselhos!?
Mas, me diz uma coisa: quem és tu para recusá-los, de antemão?!

Livra-te da dependência: das drogas, da comida, do dinheiro, do consumo, da atenção dos outros. Livra-te da dependência de Deus, também. Liberta-te das velhas visões para ter outras novas.

Alguém me admoestou:
Não faça piada com as coisas da vida, que são coisas sérias!
E gargalhei da sua intelectual miséria!

Ídolos são ótimos... Mortos e enterrados!

Desconfia do teu próximo.
Ele é tão volúvel quanto tu mesmo.

Eu faço questão de discordar!
Discordo veementemente...
De mim mesmo, diariamente!

“O homem é um animal político”.
Pena que esteja mais para um Paulo Maluf que para um Leonel Brizola...

Eles podem te ignorar porque não gostam de ti;
Ou porque se odiariam por gostar de ti!

O humor burro é baseado em preconceitos sociais.
O humor inteligente é baseado em... Preconceitos intelectuais.

O artista talentoso alimenta a alma alheia com seu mal-estar.
O medíocre alimenta sua alma provocando o mal-estar alheio!

Tantas informações, e tão pouca capacidade de concatená-las...

O tempo te ensinará muitas coisas; muito tempo te fará esquecê-las...

Os homens de fé são crianças assustadas em meio à noite escura. Eles choram, chamando por seu Pai, mas o pai deles sumiu-se na mesma noite que eles temem, o pai deles é um pai ausente...

Tem gente que nunca precisou se encontrar, porque nunca esteve perdida. Bom pra eles!
Mas, a impressão que me fica, é que estas almas devem ser tão vazias quanto o universo vagando na infinitude escura...

O cobarde não gosta muito da liberdade de expressão, porque apesar de cobarde é sagaz.
Ele intui que a liberdade de expressão é uma faca de dois gumes: far-te-á bons amigos e uma multidão de inimigos, abrir-te-á portas e te fechará outras tantas (e ele quer “terreno livre” para estar a serviço de quem pagar mais)

Não acredita no sujeito que quer, antes de tudo, sucesso e dinheiro. Por um motivo bem simples: ele usará de todos os meios disponíveis, inclusive os ilícitos, de toda sorte de jogos e trapaças, para obtê-los. Alia-te aos que, tendo um sonho, talento ou vocação, realizam-nos esforçadamente, torcendo por algum reconhecimento e dinheiro no bolso.

A coisa é simples: os “homens de negócio” avaliam a melhor forma de investir seus capitais e lucrar abundantemente, depois vendem as ideias que tiveram como interessantes, inteligentes, justas e necessárias (o que não é verdade, na maioria das vezes); e você, tão ingênuo, cai na armadilha minuciosamente preparada por eles...

Provocação às mulheres (ou um elogio aos homens):
Os homens são geniais; as mulheres, geniosas!

Provocação aos homens (ou um elogio às mulheres):
Uma das principais dificuldades da civilização não é a questão de gênero, mas de espécie: a mulher é gente; o homem, não; o homem ainda é bicho!

Coitado do estudioso tentanto ser gênio: o 1% que o separa da genialidade não poderá nunca ser aprendido, pois deve ser apreendido, pura intuição que é!

Fazer o tolo rir é fácil: é só colocar um espelho na frente dele!
O sábio também ri, gargalha bastante, escondido no banheiro, dos tolos que acreditam em sua sapiência...

Dois talentos às avessas: dizer coisas que não significam nada parecer significar alguma coisa; e dizer coisas que significam alguma coisa parecer não significar nada!

Sorria! Sorrir é de graça, mas faz o mundo mais rico (de alegria).

O sentido da história pode muito bem ser a superação da história!

Já percebeu que a nossa verdade particular é sempre uma ofensa pessoal para alguém?

Para pensar em nós mesmos precisamos apenas dos nossos instintos (animais que somos).
Mas, para pensar nos outros, no conjunto, na totalidade, precisamos de caráter (cidadãos que devemos ser).

Tenha medo da negrura da morte;
mas, tenha mais medo do cinza da vida.

Tenha medo da fúria de Deus;
mas, tenha mais medo da fúria dos homens.

Não ponha preço nas suas convicções;
ponha convicções no seu preço!

Temos de acreditar que as coisas que fazemos são boas, e, ao mesmo tempo, temos de tentar fazê-las cada vez melhor.

Existem somente três interpretações do mundo: a nossa, a dos outros, e a correta!

Pensar a história é complicado; muito mais complicado é sofrer as consequências dela!

Só uma coisa é mais chata que o pseudo-intelectual: um intelectual de verdade!

Alguém precisa dizer pra gente: você é ridículo, porque sozinhos não temos a capacidade de perceber. Então, lá vai: VOCÊ É RIDÍCULO!

Seja ridículo; a sociedade exime os ridículos de várias obrigações enfadonhas.

É uma característica dos tolos levar tudo muito a sério, levar-se muito a sério; é porque eles acham que detêm a VERDADE e a VERDADE é o troço mais sério do mundo!

Uma das características do tolo é que ele se acha mais esperto que os outros; por isso, fala tanto e ouve tão pouco (nossa, como é parecido comigo...).

Tolinho, eu não estou em busca da coerência, mas da verdade!

Resista a si mesmo, resista aos outros, resista ao mundo.
Só e em silêncio você descobrirá seu EU profundo!

É esperado que o mundo melhore; não é certo que o mundo melhore.
Entre o esperado e o certo existe a cobiça e a vaidade humanas!

É tão solitário não crer em Deus.
Ah, como eu queria ter fé...
A fé é um festim animado,
é um remédio eficaz,
é o colo da mulher amada,
é um bate-papo com o melhor amigo!

É uma cruel injustiça dizer que as mulheres gostam de dinheiro...
Não! Não! Elas gostam é de gastá-lo!

Trabalha, com o máximo de produtividade; e poupa, poupa, poupa, esquece o gasto.
Depois, bovídeo, pode ir ruminar no pasto...

Você pergunta: Deus, por que eu, por que eu?
E Ele responde: e por que não, camarada?

“Se Deus quiser...”
Quem tem de querer é você, amigo, e com sofreguidão!

Já percebeu que a gente só pensa no próximo quando ele já está bem distante?

Como dão muito valor às aparências, as pessoas prefeririam ser infelizes se parecessem felizes, a ser felizes se parecessem infelizes!

Uma das consequências da modernidade é uma modernidade inconsequente...

Uma revolução dos costumes depende muito menos de uma abrupta revolução do que de um costumeiro dia-a-dia...

Muito otimismo é mau: ancora-nos
Um pouco de pessimismo é bom: impele-nos

Infinite-se: sonhando, estudando, produzindo, ou simplesmente amando

Deus existe sem religião; religião não existe sem Deus;
Diga adeus à religião: fique só você e Ele!

O sábio paira além das emoções; o tolo morre agrilhoado a elas

Tolinho, não existe sucesso ou poder.
Tudo não passa de evanescentes delírios de grandeza!

O idiota que inventou a ideia da perfeição acabou com boa parte da felicidade humana

Luxo não são as coisas; luxo são as pessoas

O discurso é o espaço da mentira; é com suas ações que as pessoas se revelam

O mundo gira, gira, gira, e a maioria de nós vamos ficando tontos, tontos, tontos

Querer sempre mais: a glória do Homem, a perdição do Homem; a virtude do Homem, o pecado do Homem; a potência do Homem, a doença do Homem; as asas do Homem, a corrente do Homem

A coisa é simples: as pessoas precisam e querem viver juntas; a coisa é complicada: elas não conseguem!

As convenções sociais existem por um motivo bem simples: elas funcionam; mas isto não significa que vão funcionar indefinidamente (então, é preciso força e coragem para mudar, vencendo os reacionários e os poltrões)

Disseram-me que quando a gente morre subimos ao Ceú; o que pude constatar, até agora, é que muitas pessoas nascem e conhecem o inferno!

Você está igualmente vulnerável:
cheio de dúvidas em meio a escassas certezas,
cheio de certezas em meio a escassas dúvidas

“A vida vale a pena ser vivida?”, é uma pergunta que você terá de responder diariamente

Hitler queria como espaço vital da Alemanha a Europa inteira; contento-me com a minha mente como meu espaço vital

Às vezes, tudo o que eu queria era querer

Conseguir sem esforço é ótimo; conseguir esforçando-se é melhor ainda

Dinheiro nunca fez um homem ser melhor, mas torna-o pior frequentemente

É duro não ter ilusões sobre si mesmo – para estes casos existe a palavra SUPERAÇÃO

Não adianta conhecer o dicionário inteiro se se desconhece as duas palavras mais importantes;
não, não é dinheiro e sucesso, é perdão e gratidão

Não é pecado querer ser alguém na vida; mas é muito mais digno tornar-se alguém na vida por ter contribuído para o mundo tornar-se um lugar melhor

Não olha ninguém de cima ou de baixo: tu és igual a todo mundo

Não fala a palavra com a boca, fala-a com o coração

Mesmo os piores de nós podem elevar-se; mesmo os melhores de nós podem decair

Há pessoas que dão sombra, há pessoas que dão frutos, e há pessoas que dão... espinhos – perdoa-as


Deus pode não existir, mas se for necessário, Ele existirá para alguém
Deus pode até existir, mas se não for mais necessário, será esquecido por todos

Ninguém é imprescindível, mas todo mundo pode fazer falta

O indivíduo pensar nele mesmo traz benefícios à humanidade; e o indivíduo pensar na humanidade traz benefícios a ele mesmo

Eu sonhei com a utopia e acordei pronto para lutar por ela

Pobre ser humano: não tem reino nenhum no Céu, não tem reino nenhum na Terra, e não reina soberanamente nem sobre si mesmo...


Pregar a paz é importante; muito mais importante é vivenciá-la!

Cuide de si, mas nem por isso se descuide dos outros!

O paradoxal é que para viver plenamente há que se morrer vez ou outra (e ressurgir, diferentemente)

A vida será doce se você não tiver o coração amargo

Quanto mais longe a humanidade vai no conhecimento, mais fica perto do começo: DEUS!

Tudo é tão complexo: a vida, a consciência, o universo; e a explicação é uma ideia tão simples: DEUS!

Doeu? Pois pense duas vezes antes de ofender alguém

Um sorriso de apoio e um riso de escárnio: não há na imensidão do mundo forças tão contrárias

Perdoa teus inimigos e evolue com o mal que te fizeram

Ser feliz é ter propósitos; ser imensamente feliz é realizá-los

A virtude começa quando termina o desejo

A mulher é o animal mais interessante do mundo, pena que seja o mais interesseiro também...

Viver é a coisa mais estranha que venho fazendo desde que nasci

Tem a lei de Deus, tem a lei dos homens, e, infelizmente, tem a lei do mais forte

Quando a gente começa a compreender a vida, a vida acaba
Quando a gente começa a compreender o mundo, o mundo muda
Quando a gente começa a compreender a mulher, a mulher cansa (da gente)

A pós-modernidade refazendo a história, mudando paradigmas, produzindo e destruindo deuses:
Deus pode até ser uma necessidade para muitos, mas a internet, p.ex., é uma necessidade para todos...

Entre mim e Deus só existe um detalhe: a dúvida
Já entre mim e o Homem existe a perplexidade: dele comigo, de mim para ele...

As pessoas são parte do problema, as pessoas são parte da solução, dia sim, dia não...

Muitas pessoas confundem vida com movimento; para estas pessoas “vida interior” não significa nada

Vou escrever algo terrível! Perdoai-me (ou não leias)!
As ilusões do mundo: Paz, Equidade, o Bem, a Felicidade
O mundo das ilusões: Deus, Paraíso, Bem-Aventurança Eterna, Perdão Divino
O que sobra, então, perguntareis: dor, confusão, doença, solidão, morte, ou seja, “som e fúria”
O que fazer, então?? Aumentar o prazer e diminuir a dor, da forma que vós puderdes, conseguirdes, imaginardes...

Você é só mais um entre tantos, e no entanto, é completamente único!

“A morte torna a vida sem sentido”
Tolinhos, na verdade, a morte é que dá sentido à vida!

Tolinhos...
Deus não existe como você pensa: Deus não fala, não vê e não ouve
Deus apenas opera, e opera indiscriminada e matematicamente

Os melhores de nós querem ser justos, solidários, cultos, sábios, livres; os piores, só querem uma coisa: serem ricos!

Razão e emoção: as duas variáveis de uma equação insolúvel: o ser humano

As coisas são tão simples: as coisas acontecem; as coisas são tão complexas: por que acontecem?

O Homem pode até desvendar as leis que Deus criou, mas os propósitos Dele são incognoscíveis

O amor entre duas pessoas apaixonadas é lindo; mas, o Amor do Cristo, geral e desinteressado, é a mais bela ideia da História!

O império da biologia é egoísmo e vaidade; o império da civilização é altruísmo, “sublimação”, cooperação; eis aí a razão da nossa esquizofrenia coletiva!

O mesmo sentimento humano, bastante positivo, que leva o Homem a superar-se a si mesmo, aos seus inimigos e obstáculos, tão próprio da ideologia capitalista, cuja palavra-chave é competição, degenera, mais adiante, em extremo egoísmo, rapacidade, vaidade e indiferença; por outro lado, o sentimento humano, também bastante profícuo e produtivo, que leva o Homem a “sublimar” seu ego, seu egoísmo e vaidade, tão próprio da ideologia socialista, cuja palavra-chave é cooperação, degenera, mais adiante, em acomodação, imobilidade, ineficiência; como vemos, as raízes das duas formas modernas de sociabilidade humana têm efeitos contraditórios e imperfeitos!

Por que o capitalismo funciona (ou seja, produz riqueza material, ainda que não a distribua equitativamente)? Porque a competição, motor do capitalismo, está “gravada” em nossos genes pré-históricos; no capitalismo, biologia e economia se coadunam para uma mesma finalidade: competir e vencer, em nome da nossa vaidade; e ainda que fracassemos uma centena de vezes, alimentamos esperançosamente a imortal e redentora ideia de sermos bem sucedidos ao final

A tentação do dinheiro é frequentemente maior que a vigilância do caráter

Ser livre não é conquistar tudo; é renunciar a tudo

Se todos tentarem prevalecer sobre todos, a civilização sairá derrotada

Diz-se que a vaidade é o pecado predileto do demônio; concordo e acrescento: é a força propulsora e mantenedora desta relação social e histórica chamada de Capital

O capitalismo baseia-se num infantil “eu quero”; urge uma sociedade que se baseie num fundamental “nós precisamos”

O capitalismo inverteu tudo: as pessoas agora precisam do que querem, ao invés de quererem o que precisam

As pessoas sonham com destacar-se; esse sonho frívolo eu já destaquei da minha lista

Ensina a tua verdade e aprende a verdade alheia;
assim, o mundo será um lugar muito mais rico e pacífico

Os olhos da mulher são lindos, mas seu olhar é mais;
a boca da mulher é linda, mas seu sorriso é mais;
o corpo da mulher é lindo, mas sua alma é mais.

As mulheres dizem tudo com o olhar; e com o mesmo olhar, podem esconder tudo.

As mulheres seriam perfeitas... se elas não gostassem de homens; afinal, já é sabido de longa data: homens fazem mal à saúde das mulheres...

O homem está sempre devendo à mulher; a mulher está sempre emprestando ao homem.

Quisera eu acreditar nas religiões: que Deus nos fez à Sua imagem e semelhança... Mas, na verdade, o Homem é um bicho, e em bicho nenhum se confia totalmente.

Meu conhecimento expande-se aritmeticamente
O conhecimento produzido pelo mundo aumenta exponencialmente
Então, surge o paradoxo: todo dia eu me torno mais educado e todo dia eu me torno mais ignorante!

A palavra é de graça, mas vale mais que todos os tesouros da Terra

A contemplação é um vício dos fracos; os fortes agem!

Dinheiro serve pra tudo, menos pra comprar de volta o tempo que transcorreu até você juntá-lo; consegue-se compensar essa frustração com bens materiais e status social?

Ama! As pessoas que amam têm mais propensão para serem amadas; e as pessoas amadas são menos propensas a ceder ao mal

A natureza já pensou em tudo; ao ser humano resta pensar nos detalhes

É paradoxal? Quanto mais aprendo sobre física, sobre biologia, mais acho a vida sobrenatural (desculpem-me os ateus de carteirinha)

A minha lira denota o caráter híbrido: ensolarado e noctígeno, da minha busca

Pensar se aprende devagar e divagando

O que odeia ocupa seu coração inutilmente

Até certo ponto, a raiva é um combustível; depois disso, torna-se veneno

Cuidado: a maioria dos homens não estão interessados em Deus, mas no poder que Ele lhes confere

Procurando por sexo, os homens fazem o mundo girar; já as mulheres sentam e esperam: são o astro em torno do qual orbita o mundo viril

Deus é resultado da extrema arrogância humana: não suportando sua efemeridade, o Homem deu-se a si mesmo uma alma imortal!

Os argumentos são sempre os mesmos; mudam as palavras

Sob certos pontos de vista, somos piores e somos melhores do que todo mundo

Deus me livre de julgar os outros; o que faço é opor-me a eles

O talento é um presente de Deus aos homens; exercê-lo, aprimorando-o, é um presente dos homens pra Deus

Num universo que é hostil, a única salvação é ser acolhedor

Ou respeitamos todas as pessoas, independentemente de quaisquer fatores, ou, a consequência lógica é ninguém respeitar ninguém

Não é fácil a missão pedagógica e civilizatória da ciência e da filosofia: o pensamento mágico pincela de cores extraordinariamente atraentes a secura monocromática da realidade e da vida

Quem nunca fracassou, não se arriscou o suficiente; quem não se arriscou o suficiente, nunca teve grandes vitórias

Um grande homem só se faz com grandes renúncias; mas nem sempre grandes renúncias fazem um grande homem

Há aqueles que fazem de seus atos um meio para obter amor (sedentos de amor que são); e há aqueles que fazem atos de amor para atingir nobres ideais (repletos de amor que são)

É a coisa mais linda de se ver: o talento em ação

Tudo que nos compete é, através de ações prudentes, éticas e planejadas, aumentarmos as chances de sermos mais plenos, felizes, pacíficos

O muito se faz aos poucos; e geralmente em silêncio

A história se faz detalhe a detalhe

O extraordinário se constrói por meio de um comuníssimo dia-a-dia

Não queira ser um homem sério; homens sérios são tristes...

Tudo que eu disser, de bom ou de ruim, de alegre ou de triste, no fundo é uma celebração da vida: da vida como ela é!

Aceita o amor alheio com responsabilidade, e o ódio com humildade

A realidade pode ser terrível e ainda assim o ser humano pode adaptar-se a ela; e frequentemente é mais fácil adaptar-se a ela que mudá-la

Para “cadáveres adiados” uns de nós somos bem vaidosos!

Deve-se respeito exatamente a quem a gente não gosta
Deve-se respeitar exatamente as pessoas de quem a gente discorda

Sobre Deus: os otimistas ignoram as evidências; os pessimistas, a esperança
Sobre os Homens: os otimistas ignoram as evidências; os pessimistas, a esperança
Sobre a Civilização: os otimistas ignoram as evidências; os pessimistas, a esperança

Não basta ter cultura: é preciso saber o que fazer com ela
Não basta ter informação: é preciso saber o que fazer com ela
Não basta ter conhecimento: é preciso saber o que fazer com ele

Se você pode resumir numa máxima, por que estender numa tese?

“Durma-se com um barulho desses”; e o barulho tem nome: dúvida

Não estou oferecendo o chão firme, mas o terremoto; preparado?

A religião oferece-nos a Revelação como fonte da Verdade; a ciência oferece a verdade para o homem auto-revelar-se a si mesmo

O narcótico mais poderoso de que já se ouviu falar chama-se televisão

Talvez a humanidade não tenha salvação, e por um motivo bem simples: o ser humano não é bom o suficiente

As pessoas inteligentes sabem como extrair bastante prazer da vida; mas é preciso ter sabedoria para não naufragar nele

Não existe tédio; o que existe é preguiça, abulia e falta de engenhosidade

Viver é uma eterna busca, e valerá a pena se encontrarmos uma pérola por dia

Por mais que você saiba, se agir de forma arrogante, vai sobreavaliar o que sabe e cometer erros crassos, alguns potencialmente funestos

Se você não consegue estruturar um pensamento próprio, tente desestruturar o pensamento alheio: é uma boa contribuição para o debate público

Você pode impressionar tanto pela qualidade do seu argumento como pode impressionar devido a falta de qualificação dos seus leitores

Você prefere achar a iluminação pela verdade ou achar a verdade pela iluminação?

Não dê as costas ao mundo, mas também não o carregue nas costas

Prefere o monossílabo do sábio que a tagarelice do tolo

A maior prisão é o ego; para ser livre, renuncia a ti mesmo; mas, toda a vida moderna é uma tentativa de satisfazer e inflar os egos; por isso, mais que nunca, somos escravos, presos numa escravidão voluntária

Os sábios não disputam nada, com ninguém; os tolos disputam tudo, com todo mundo

Apenas nossos corpos e mentes nos são fundamentais; todo o resto de coisas que possuímos não são mais que acessórios, inúteis via de regra; e quanto mais você depender destes acessórios e desejá-los, menos livre e mais pobre será

Na marcha para o progresso a dúvida é uma pioneira

Arte não serve para nada: não alimenta nem cura o corpo
Arte serve para tudo: alimenta e cura o espírito

Hipócrita! Apontar as falhas alheias não vai libertá-lo ou redimi-lo das suas

Os homens comuns vivem suas vidinhas pequenas
Os homens extraordinários preocupam-se com a vidinha pequena dos homens

A ação produz consequências; a contemplação, ideias

Para compensar o que lhe falta, o ser humano compra o que não precisa

Dicotomia da história: o indivíduo, visto isoladamente, não pode nada
Ao mesmo tempo, é capaz de fazer toda a diferença

Julgar aos outros é comum; julgar mal aos outros é comuníssimo
Julgar a si próprio é raro; julgar bem a si próprio é raríssimo

Sempre haverá uma próxima chance para o obstinado

Prefere ser para os outros motivo de riso que motivo de lágrimas

A Terra não precisa do ser humano, mas o ser humano dá um sentido único à Terra

Não acredito em milagres; exceto, nesses pequenos milagres cotidianos...

O homem probo está com Deus; mas Deus está com o transviado

Nada mais frustrante que a pobreza, sobretudo a de espírito...

Feliz mesmo é aquele que não precisou errar para aprender

É uma disputa injusta: as Utopias nos oferecem tudo; já a Política só pode oferecer o que for consensual

Se os bons se calarem, os maus se farão ouvir

Só fui sábio na vida quando assumi minha ignorância

A civilização em duas palavras: competir e cooperar

Para a maioria das pessoas, a verdade é aquilo que lhes faz bem

Teu maior amigo é o Homem; teu maior inimigo também
Teu maior amigo é tu mesmo; teu maior inimigo também

O paraíso não é um lugar; é um estado de espírito

As classes sociais são um enigma para a física: os ricos vivem no futuro, a classe média vive no presente, e os pobre vivem num longínquo passado...

Não é o pobre que gosta de mediocridade; é a pobreza!

Quando as evidências nos desagradar, agarremo-nos a fé!

Sob certas circunstâncias, nada mais parecido a um ser humano que outro ser humano, e nada mais dessemelhante!

Se as pessoas não se superarem, o mundo as superará!

Na injusta contabilidade da vida, o ativo deve-se conquistar a duras penas, já o passivo vem gratuitamente e se multiplica

Cada passo que damos é uma declaração de amor ao futuro

O ser humano é frágil, a civilização é forte

Juros compostos: drama dos pobres, glória dos ricos

Atrás de todo muro há um coração desejoso de entregar-se

O inverno mais rigoroso é o que irrompe dentro da gente

É preciso muita coragem para dizer grandes verdades; é preciso ser muito covarde para dizer verdades pequenas...

Há forças na vida que a gente não controla; e há outras forças que a gente pensa que controla...

Quanto barulho a gente faz para não ouvir os próprios pensamentos: é que eles nos podem revelar a verdade

Você sabe que uma coisa chegou ao fim quando começa outra

Nenhum comentário:

Postar um comentário